Header Ads

Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres - 2014




Maior festividade religiosa dos Açores, tem o seu ponto alto na procissão pelas ruas cobertas de tapetes de flores, no quinto domingo depois da Páscoa. Esta procissão realiza-se desde o séc. XVII, altura em que a imagem saiu pela primeira vez em cortejo em apelo ao fim das crises sísmicas constantes.

O Senhor Santo Cristo dos Milagres, popularmente referido apenas como Senhor Santo Cristo ou Santo Cristo dos Milagres, é uma peça de arte sacra cultuada no Convento de Nossa Senhora da Esperança, na cidade e concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores.

Realiza-se de 5ª Feira 22 até 5ª Feira 29, Maio 2014.

Aqui fica o programa provisório para 2014.

SÁBADO, DIA 10 DE MAIO:
08:00  - Recepção das ofertas de gado junto ao redondel de leilões da Associação Agrícola em Santana, em Rabo de Peixe, (gentilmente cedido para o efeito).
10:00  - Arrematação das ofertas de gado nas instalações da Associação Agrícola em Santana.

TERÇA, QUARTA E QUINTA FEIRAS, DIAS 20, 21 e 22 DE MAIO:
18:00  - Tríduo Preparatório, no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, com pregador a indicar (confissões, todos os dias, das 10 às 12 horas e das 16 às 18 horas).

SEXTA-FEIRA, DIA 23 DE MAIO:
08:00  - Missa no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres presidida pelo Reitor do Santuário, Monsenhor Augusto Cabral.
09:00  - Missa no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, (celebrante a indicar).
21:00  - Inauguração da iluminação decorativa da fachada do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres e do Campo de São Francisco, com execução do Hino do Senhor Santo Cristo (por filarmónica a indicar), seguida de desfile da Charanga dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada.
 - Abertura do Bazar do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

21:00 às 23:30 - Arraial e concerto (filarmónica a indicar).

SÁBADO, DIA 24 DE MAIO:

09:00 - Missa no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, com a participação de um Coro de Romeiros da Ilha de São Miguel, por alma de D.ª Maria da Conceição Medeiros e Almeida, benemérita da Irmandade, e pelas intenções de todos os beneméritos, e concelebrada pelos bispos presentes nas festividades. Oração, junto ao Coro Baixo de um grupo representativo dos Romeiros da Ilha de São Miguel, no final da celebração religiosa.
12:00 - Homenagem da Polícia de Segurança Pública, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, dos táxis e dos motociclistas (desfile diante do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres).
16:20 - Organização do cortejo da Mudança (o Provedor da Irmandade bate à Porta do Carro) e TE DEUM.
16:30 - Mudança da Imagem do Convento da Esperança para o Santuário, passando em frente à Guarda de Honra prestada por uma companhia do Exército e Banda da Zona Militar dos Açores (16:45), com salva por uma corveta da Marinha e sobrevoo por uma aeronave da Força Aérea. (O percurso da Mudança da Imagem far-se-á no sentido dos últimos anos: arruamentos N-S, E-W, S-N e W-E do Campo de São Francisco). Após a entrada da Imagem, sermão por pregador a indicar.
18:30 - Abertura do Bazar do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
21:30 às 22.45 - Arraial e concerto pela Orquestra de Violas da Terra.
23:00 - Espectáculo de fogo-de-artifício a partir do Forte de São Brás.

23:15 às 00:30 – Arraial e concerto (filarmónica a indicar).



DOMINGO, DIA 25 DE MAIO:
00:45 - Mudança da Imagem para a Igreja de São José, presidida pelo Reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, Monsenhor Augusto Cabral, para início da Solene Vigília de Adoração.
01:30 - Primeiro período da Solene Vigília em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, presidido pelo Pároco de São José, Padre Duarte Melo.
03:30 - Segundo período da Solene Vigília em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, (presidido por sacerdote a indicar).
05:00 - Missa e encerramento da Solene Vigília (pede-se aos fiéis que participaram na Vigília que após a Missa saiam da Igreja para dar lugar aos peregrinos para que estes façam a sua oração e assistam à Eucaristia).
06:00 - Eucaristia da Grande Peregrinação da Ilha de São Miguel.
09:45 - Saída da Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres da Igreja de São José para o adro do Santuário.
10:00 - Solene Concelebração Eucarística, no Adro do Santuário, com a presença da Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
15:30 - Saída do Guião da Procissão que percorrerá o trajecto habitual.
16:30 - Saída da Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
21:30 - Abertura do Bazar do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
21:30 às 00:15 - Arraial e concerto (filarmónica a indicar).

SEGUNDA-FEIRA, DIA 26 DE MAIO (feriado municipal):
11:00 - Concelebração Eucarística aplicada pelas intenções da Mesa da Irmandade e seus colaboradores.
14:30 - Arrematação de ofertas e pequenos animais domésticos no adro do Santuário.
15:00 - Abertura do Bazar do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
15:00 às 19:00 - Cantigas ao desafio e desgarradas (Associação dos Cantadores ao Desafio das ilhas de São Miguel e Santa Maria).

20:00 às 21.00 - Atuação do Grupo Bora Lá Tocar.

21:30 às 24:00 - Arraial e concerto pela Orquestra Ligeira de Ponta Delgada.

QUINTA-FEIRA, DIA 29 DE MAIO:
18:00 - Abertura do Bazar do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
18:00 - Encerramento das festas religiosas do Senhor Santo Cristo dos Milagres - Solene Concelebração em honra da Madre Teresa da Anunciada, presidida pelo Reitor do Santuário, Monsenhor Augusto Cabral.
21:30 às 24:00 - Arraial e concerto pela Banda da Zona Militar dos Açores.

Sem comentários