Header Ads

II Festival de Vimes das Furnas

Foto Emanuel Cordeiro

O II Festival de Vimes das Furnas, organizado pelo Parque Natural de São Miguel em parceria com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato, vai decorrer a 10 e 11 de maio, entre as 10h00 e as 17h00, nas imediações do Centro de Monitorização e Investigação das Furnas.

Duas artesãs inglesas, do Basketmakers Association, e vários artesãos regionais que trabalham com vime, junco, espadana e palha, fibras naturais disponíveis na natureza açoriana, vão estar presentes neste evento, que visa promover a inovação e a troca de técnicas e de produtos finais com os artesãos locais e o público.

A semana que antecede o Festival, tal como aconteceu no ano passado, será destinada à execução de peças em vime ao ar livre, numa perspetiva de conceber novos usos para esta matéria-prima e assinalar a paisagem envolvente com pontos de interesse (LandArte).

O fim-de-semana será reservado à descoberta da arte de cestaria e a um conjunto de workshops, com recurso a fibras naturais, bem como diversas mostras de artesanato local.

Os vimes foram reintroduzidos na paisagem para o controlo da erosão, através do projeto de Recuperação Ecológica e Paisagística da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas (Furnas LandLab), sendo promovido nas zonas encharcadas, enquanto o trigo e o centeio estão a ser cultivados para produzir palha e a espadana faz parte de uma coleção de culturas antigas.


Sem comentários