Header Ads

NASA e ESA planeiam projetos nos Açores


As agências espaciais norte-americana (NASA) e europeia (ESA) estão interessadas em desenvolver projetos de natureza científica no arquipélago dos Açores. O anúncio foi feito pelo administrador da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), Jorge Gabriel.

"Estabelecemos um conjunto de contactos com entidades internacionais, nomeadamente com a agência americana NASA e com a Agência Espacial Europeia (ESA), que têm interesse em desenvolver programas de natureza mais científica nos Açores", revelou o responsável aos jornalistas na sequêcia de uma audiência da administração da FLAD com o presidente do governo regional açoriano, Vasco Cordeiro.

Citado em comunicado pela FLAD, Jorge Gabriel explicou que o objetivo das duas agências espaciais é aproveitar equipamentos já existentes, designadamente na ilha de Santa Maria - alguns deles ligados à ESA - e potenciar a posição geográfica do arquipélago português em projetos de observação.

Além disso, desvendou o administrador da FLAD, está também em cima da mesa um projeto de levantamento do lixo espacial, que põe em causa as missões espaciais, a partir dos Açores.

Jorge Gabriel disse ainda aos jornalistas que a fundação está a trabalhar noutras iniciativas na área da ciência e tecnologia que possam potenciar o desenvolvimento económico dos Açores, como o "reforço significativo" da participação da região no programa comunitário Horizonte 2020.

"Esta acção passa por uma participação mais substancial e efectiva das empresas, câmaras de comércio e câmaras municipais, ou seja, todas as atividades que têm, de alguma forma, uma atividade económica, no sentido de permitir que muitos dos conhecimentos desenvolvidos na universidade possam justamente aportar valor económico a ser utilizado pelas empresas nos seus negócios", explicou.

Sem comentários