Header Ads

Tarifas eléctricas aumentam 4,2% nos Açores em 2015


As tarifas eléctricas nos Açores e na Madeira vão aumentar 4,2 por cento em 2015, mais do que no resto do país (3,3 por cento).
Os valores estão publicados na página na internet da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a quem compete fixar as novas tarifas de venda da eletricidade aos consumidores finais no mercado regulado de todo o país, que vão entrar em vigor a 01 de janeiro do próximo ano.
A ERSE explica que o preço da eletricidade paga pelo consumidor final tem em conta o princípio da convergência do tarifário elétrico entre Portugal continental e as regiões autónomas, que permite equilibrar o valor médio a pagar por cada cliente.
Sem esse mecanismo de convergência do tarifário elétrico, a tarifa de eletricidade subiria nas regiões autónomas em cerca de 50 por cento (Açores) e 35 por cento (Madeira).
Os novos preços têm ainda em linha de conta o princípio da "aditividade tarifária", ou seja, a soma dos preços das tarifas de energia e de comercialização e das tarifas de uso global do sistema e do uso da rede de transportes e distribuição.
Tal como no resto do país, haverá nas regiões autónomas uma redução de 14 por cento da designada "tarifa social", aplicável aos "clientes economicamente vulneráveis".
O Governo nacional decidiu, por outro lado, alargar a abrangência da tarifa social de eletricidade, estimando que possa beneficiar cerca 500 mil consumidores em todo o país.

Sem comentários