Header Ads

Emigrante Açoriano cria curso sobre Cristiano Ronaldo numa Universidade do Canada




"O curso aborda pouco as qualidades futebolísticas, mas sim as suas qualidades sociais, o humanismo do Ronaldo"



A Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, está a ministrar um curso sobre Cristiano Ronaldo que pretende analisar como se "constrói a lenda futebolista" e o que "representa o jogador para a diáspora portuguesa".

Em declarações à Lusa, Luís Aguiar, responsável pelo curso considera que a figura mediática do jogador português é uma boa forma de explicar Portugal aos emigrantes de segunda geração e aos canadianos:

"Escolhi o Ronaldo porque sou português e tenho orgulho nele. Tem uma visibilidade enorme, é uma figura que não foi explorada sociologicamente", diz o docente de sociologia.

O emigrante português, proveniente de S. Miguel (Açores), também salientou que o objectivo é descrever e tentar dar a conhecer aos estudantes a sociologia e os factores que representam a "sociedade em que vivemos hoje", e aquele ramo da sociologia "ajuda-nos a compreendê-lo".

"O curso aborda pouco as qualidades futebolísticas, mas sim as suas qualidades sociais, o humanismo do Ronaldo", esclareceu.

Luís Aguiar emigrou com os pais para o Canadá na década de 1970. O professor também explicou que a matéria abordada nas aulas inclui literatura, vídeos, e fotografias. O curso, que tem uma duração de dez semanas, inclui também uma análise ao contexto social em que o jogador cresceu, na ilha da Madeira.

Outro das aspectos que o professor realça em Ronaldo é o facto de ser um "símbolo" para os portugueses. E deu o caso dos seus três filhos, todos nascidos no Canadá, que consideram o CR7 "o veículo de ligação que têm com Portugal".

O lusodescendente esteve na ilha da Madeira, no início de dezembro de 2014, num trabalho de investigação sobre o passado de Cristiano Ronaldo.

"Estive na Madeira no início do mês de dezembro, onde fiz uma pesquisa para saber o seu passado. Infelizmente não sabia que ele ia lá estar no dia 21, para a inauguração da estátua, foi pena não me ter encontrado com ele", lamentou.

Segundo o académico, Cristiano Ronaldo tem uma notoriedade global e estima-se que 80 por cento das pessoas saiba quem ele é.

As aulas tiveram início na quarta-feira e vão decorrer até às primeiras semana de abril. Decorrem todas as terças-feira das 09:30 às 12:30, têm a duração de três horas cada, e são frequentadas actualmente por 20 alunos, todos canadianos.

O campus de Okanagan, onde lecciona Luís Aguiar, tem cerca de 7.500 alunos.

Oficialmente, há 375 mil portugueses ou luso-canadianos no Canadá, mas calcula-se que existam cerca de 500 mil a 600 mil, estando a grande maioria localizada na província do Ontário. Estima-se que 60 a 70% sejam de origem açoriana.

Sem comentários