Header Ads

Primeiro parque aventura dos Açores inaugurado no domingo

Os Açores vão ter o seu primeiro aventura a partir de domingo, na freguesia do Pilar da Bretanha, concelho de Ponta Delgada, na costa norte da ilha de São Miguel, numa iniciativa da associação de desenvolvimento local Norte Crescente.




"O parque aventura surge na sequência de um projeto que candidatámos ao programa Prorural e resulta também da necessidade de criar algum foco de desenvolvimento local nas freguesias da costa norte do concelho de Ponta Delgada, especialmente na freguesia do Pilar da Bretanha", declarou à agência Lusa Carmen Bettencourt, coordenadora da associação.
Carmen Bettencourt explica que vai ser igualmente aproveitado um espaço que estava abandonado, um campo de futebol situado numa área isolada e que estava a ser utilizado para atividades consideradas ilícitas e perigosas.

O parque aventura do Pilar da Bretanha, que será inaugurado no domingo, é composto por oito campos de atividades que passam pelo 'paintball', equitação, btt, trial, manutenção, bilro e futsal, a par de um circuito de prevenção rodoviária.
Criadas as infraestruturas para o desenvolvimento das atividades desportivas com o apoio do Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma dos Açores (Prorural), o parque aventura funcionará com o apoio logístico da Norte Crescente.

Carmen Bettencourt acrescenta que a associação conta com os habitantes do Pilar da Bretanha no sentido destes contribuirem para a manutenção da infraestrutura.
A responsável pela Norte Crescente espera que o parque aventura do Pilar da Bretanha canalize muitas pessoas para a freguesia, potenciando o desenvolvimento da comunidade.
"O Pilar da Bretanha é uma área essencialmente rural, com uma população residente diminuta, estando bastante debilitada a nível de infraestruturas. Por outro lado, dada a distância do centro urbano [Ponta Delgada], é algo difícil de lá chegar", declara.
A associação Norte Crescente pretende contar neste projeto com o apoio de diversas associações, clubes e entidades públicas e privadas.
A iniciativa visa igualmente valorizar a atividade desportiva ao ar livre, promover hábitos de vida saudável, bem como divulgar as potencialidades da Bretanha para o turismo de natureza e atividades em espaço rural.

No âmbito da inauguração do parque aventura do Pilar da Bretanha, que encerrará com um festival de patinagem artística, estão previstas atividades gratuitas como trilhos pedestres, passeios TT, 'geocathing' e um passeio motard, entre outros eventos.

Sem comentários