Header Ads

Sabia que Angra do Heroísmo é umas das 5 cidades que já foram capital de Portugal?



O papel de Guimarães desempenhado na formação da nacionalidade portuguesa confere-lhe uma singularidade, muito marcada no contexto turístico nacional, um estatuto simbólico que mantém desde há séculos.

Primeira capital do Condado Portucalense e do país é uma das mais importantes memórias vivas, da afirmação e independência de Portugal. Coimbra renasce e torna-se a cidade mais importante abaixo do rio Douro, capital de um vasto condado governado pelo moçárabe Sesnando. 

Com o Condado Portucalense, o conde D. Henrique e a rainha D. Teresa fazem dela a sua residência, e viria a ser na segurança das suas muralhas que alguns autores pensam que nasceu o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, que fez dela a capital do condado, substituindo Guimarães (é aliás esta mudança da capital para os campos do Mondego que se virá a revelar vital para viabilizar a independência do novo país, a todos os níveis: económico, político e social). 

Qualidade que Coimbra conservará até 1255, quando a capital passa a ser Lisboa. Durante as invasões francesas, a capital do Reino de Portugal foi estabelecida na capital do Estado do Brasil, a cidade do Rio de Janeiro, registrando-se o que alguns historiadores denominam de "inversão metropolitana", ou seja, da antiga colónia passou a ser exercida a governação do império ultramarino português. 

No século XIX, Angra do Heroísmo constitui-se em centro e alma do movimento liberal em Portugal. Tendo abraçado a causa constitucional, aqui se estabeleceu em 1828 a Junta Provisória, em nome de Maria II de Portugal. 

Foi nomeada capital do reino por Decreto de 15 de Março de 1830. Portanto, ao longo dos seus 900 anos de histórias, Portugal já teve 5 cidades como capital: Guimarães, Coimbra, Lisboa, Rio de Janeiro e Angra do Heroísmo.

3 comentários:

  1. Segundo alguns historiadores, a primeira capital do Condado Portucalense foi Viseu

    ResponderEliminar
  2. aqui estão a esquecer-se de quando Portugal inteiro era uma Ilha, e imagino que a capital fosse Angra

    ResponderEliminar