Header Ads

A equipa de basquetebol feminino União Sportiva é Campeã Nacional





Vitória sobre o CAB vale titulo inédito para os Açores

O Campeão Nacional da Liga Feminina é o União Sportiva num título inédito para a Região Autónoma dos Açores, depois de derrotar o CAB Madeira ( 70-85) na finalíssima da Fase Final do Campeonato da LFB, disputado este fim-de-semana em Ponta Delgada, São Miguel.

Jahsmin Player foi a MVP da Fase Final.

No primeiro jogo da tarde, a Quinta dos Lombos derrotou a equipa de Vagos (90-61) e garantiu o 3º lugar na prova


O jogo de todas as emoções e de todas as decisões. Sportiva e CAB entraram em campo com legítimas ambições.

Boa entrada do CAB Madeira que fez 5 pontos sem resposta. Só à passagem do 2º minuto o Sportiva conseguiu converter os primeiros dois pontos afastando então o nervosismo inicial. Todavia as madeirenses iam impondo o seu jogo e foi com alguma naturalidade que atingiram o final do primeiro parcial a vencer por 13-21.

Excelente inicio de segundo período por parte do Sportiva que em 2,30 minutos logra um parcial de 9-2 e encosta o jogo a um ponto. Sol de pouca dura. O CAB reagiu então e faz 8-0 alcançando a maior diferença a a seu favor Já perto da metade do parcial. Mas as açorianas continuavam empenhadas em mudar o rumo do jogo e com 12-0 passavam para a frente (34-31) e ganhavam ascendente psicológico na partida. Só um buzzer beater de Carla Freitas impediu o União de sair para as cabines na frente (37-38).

Regressou de novo bem a equipa da Madeira e com 4-0 conseguia uma pequena vantagem. Mas uma vez mais as pupilas de Ricardo Botelho reagiram e conseguiram um score de 12-1 que dava novamente a liderança à equipa de S. Miguel que não mais deixaria. Confiantes e com elevada percentagem de lançamentos atingiram o 3º período a vencer por 7 pontos (58-51).

Esperava-se uma reação da, até hoje, invicta equipa da Madeira no último parcial mas as anfitriãs estavam imparáveis e com um parcial de 18-5 chagavam a 4 minutos do fim com a vitória e o título nas mãos pois venciam por 20 pontos (56-76).

Já pouco restava ao CAB cuja primeira derrota na prova foi também a que lhe roubou o tão ambicionado título. O União Sportiva faz história e torna-se no primeiro vencedor açoreano da Liga Feminina.

Cedo se começou a decidir o jogo que atribuía o último lugar do pódio neste campeonato. Se os primeiros 5 minutos ainda tiveram algum equilíbrio com o Vagos a dar boa réplica, a parte final do primeiro período registou um parcial de 16-3 favorável aos Lombos que assim disparavam na frente (24-12).

A tendência acentuou-se no inicio do segundo período com a equipa de Cascais a consolidar a vantagem e a chegar a 38-19 à passagem do minuto 15. Ligeira reação do Vagos e o intervalo chegava com 41-28.

No regresso dos balneários, nada se alterou e a Quinta dos Lombos ia cavando um fosso considerável. Assente na superioridade das tabelas e na capacidade concretizadora das suas duas americanas. No final dos 30 minutos a vantagem já era superior à vintena de pontos (66-44).

Os últimos 10 minutos mais não foram que a confirmação da vitória da equipa dos Lombos por números claros, alcançando assim a 3ª posição no campeonato.

Sem comentários