Header Ads

Açores vão utilizar drones na ficalização e vigilância da ZEE


O Governo Regional dos Açores anunciou que as novas tecnologias, como os veículos aéreos não tripulados, vulgarmente conhecidos por drones, vão ter “uma importância crescente” nas atividades de fiscalização e vigilância da Zona Económica Exclusiva (ZEE) do arquipélago.

O anúncio foi feito por Fausto Brito e Abreu, secretário regional do Nar. Ciência e Tecnologia, durante uma visita à localidade de Porto Comprido, junto ao Vulcão dos Capelinhos, ma ilha do Faial, onde estão a ser feitos testes com drones que vão ser utilizados para a fiscalização das pescas e para a monitorização do ambiente marinho nos Açores.

Os testes agora iniciados, que decorrerão ao longo deste ano em todo o arquipélago, enquadram-se na estratégia do Governo Regional dos Açores de dotar a Inspeção Regional das Pescas de meios tecnológicos avançados que permitam melhorar a sua operacionalidade no terreno.

“Os veículos aéreos não tripulados constituem um ótimo instrumento de auxílio à fiscalização e controlo da pesca, permitindo simultaneamente a recolha de informações de monitorização do ambiente marinho no arquipélago”, defendeu o Secretário Regional.

Segundo Brito e Abreu, “o desempenho de um sistema aéreo não tripulado constitui uma mais-valia determinante, e mais vantajosa do ponto de vista de custos operacionais, para o sucesso deste tipo de missões, quando comparado com a utilização apenas dos meios navais e aéreos tradicionais”.

O Governo Regional articula as suas ações de fiscalização com a Polícia Marítima, a Marinha e a GNR mas, atendendo à dimensão da área marítima dos Açores, o tempo de intervenção dos meios atuais torna-se a variável mais importante neste tipo de operações.

O projeto está a ser liderado pela Inspeção Regional das Pescas, em colaboração com a Autoridade Marítima e a GNR, em parceria com a empresa portuguesa ‘Tekever’.

Os primeiros testes com drones, que começaram na terça-feira, dia 7 de Abril, e foram apresentados a uma delegação de deputados da Comissão das Pescas do Parlamento Europeu, que se encontra em visita à Região.

A Inspeção Regional das Pescas e a empresa ‘Tekever’ apresentaram uma candidatura conjunta ao programa ‘European Economic Area Grants’ (EEA Grants) para adaptação de sistemas aéreos não tripulados a missões de fiscalização e vigilância marinha das áreas protegidas da Zona Económica Exclusiva (ZEE) da Região.


Fonte: Newsavia

Sem comentários