Header Ads

Tráfego de passageiros em Ponta Delgada cresceu 33,6% no primeiro mês de «low cost»



O tráfego de passageiros no aeroporto de Ponta Delgada, Açores, cresceu 33,6% em abril, o primeiro mês de liberalização de algumas rotas e de voos 'low cost' no arquipélago, revelou hoje a ANA - Aeroportos.

Segundo dados revelados à sgência Lusa pela ANA, entre 01 e 27 de abril, o número de passageiros em Ponta Delgada (ilha de São Miguel) registou um "crescimento significativo" de 33,6% (mais 23,8 mil passageiros do que em abril de 2014).
PUB

A ANA considera que este crescimento foi, em parte, "potenciado pelo efeito da páscoa", que este ano se celebrou a 05 de abril.

No entanto, acrescenta que "as principais variações" se verificaram "essencialmente nas novas operações iniciadas" a 29 de março, quando entrou em vigor o novo modelo de ligações aéreas aos Açores, que inclui a liberalização das rotas para Ponta Delgada, para onde começaram a voar duas companhias de baixo custo.

Assim, segundo os mesmos dados da ANA, a easyJet transportou 3.099 passageiros e a Ryanair 16.076 na rota Lisboa/Ponta Delgada.

A Ryanair transportou ainda 7.618 pessoas na rota Porto/Ponta Delgada e outros 1.110 na ligação Ponta Delgada/Londres.

A ANA revela que, contudo, ainda antes da entrada das 'low cost', no mês de março, o tráfego de passageiros em Ponta Delgada havia já crescido 17,3%, em comparação com mesmo mês de 2014.

Em março, "os principais crescimentos" verificaram-se nas ligações asseguradas pela SATA Air Açores ao Pico, Santa Maria e Terceira "mais 2.087 passageiros nestas três rotas", na ligação a Lisboa da SATA Internacional (mais 3.370 passageiros) e na rota de Toronto da SATA Internacional (mais 900 passageiros).

Além disso, só entre 29 e 30 de março, a esayJet transportou 720 passageiros na rota Lisboa/Ponta Delgada.

in Noticias ao Minuto

Sem comentários