Header Ads

De 17 a 27 de Junho a alta gastronomia em Portugal passa por Ponta Delgada



A quarta edição do 10 Fest Açores – 10 dias, 10 chefs - dá as boas-vindas ao Verão.


Uma vez mais o 10 Fest Açores – 10 dias, 10 chefs marca um ponto alto na gastronomia açoriana, no belo ambiente no Restaurante Anfiteatro, em Ponta Delgada, S. Miguel, recheado de excelentes iguarias, acompanhadas por excelentes vinhos portugueses.

Será uma experiência imperdível provar os Açores em 10 jantares assinados por chefes de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Dinamarca, EUA e Canadá.

Este ano o 10 Fest Açores – 10 dias, 10 chefs terá um âmbito mais alargado, e irá proporcionar mais experiências a mais pessoas. Para isso, e para além dos 10 jantares com 10 chefes que são a marca forte do evento, foram criados novos conceitos como o Chocolate Spot, o Cocktail Spot e o Bread & Tea. A não perder também os workshops de Vinho da Madeira e de cozinha saudável…

O festival começa precisamente com um momento a fazer lembrar o tradicional Chá das 5 britânico. No dia 14 de Junho o Pavilhão do Mar será decorado para servir o Chá dos Açores acompanhado por saborosos pães e pequenos doces preparados por um extraordinário chefe que pelo 3º ano consecutivo dá um precioso contributo ao evento.

E para os mais gulosos, um pequeno espaço do Anfiteatro Lounge irá transformar-se no Chocolate Spot, onde poderão provar bombons de assinatura e outras pequenas delícias…

O Cocktail Spot vai animar o Anfiteatro Lounge nas 6ªs e sábados, com dois reconhecidos barmen que irão preparar deliciosos cocktails, que poderão ser saboreados ao som de boa música e num ambiente envolvente.

Tudo começou há 4 anos, quando para comemorar o décimo aniversário da Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores (EFTH), o seu jovem e dinâmico director Filipe Rocha organizou um festival de gastronomia a que chamou 10 Fest - dez dias, dez chefes. Foi um sucesso numa fevsta que já é um momento incontornável no calendário de eventos dos Açores, que marca a relevância da Escola para o turismo na Região. Para além da importância da formação de jovens e profissionais, a EFTH desempenha um papel decisivo na liderança da gastronomia dos Açores para o século XXI, tendo-se afirmado também como um parceiro estratégico na promoção da Região, participando em vários eventos em Portugal e no estrangeiro.

E é precisamente além-fronteiras que este festival gastronómico já se afirmou, sendo reconhecidamente um dos maiores em Portugal.

Tudo isto só tem sido possível com o empenho, dedicação e entusiasmo de todos os colaboradores e alunos da Escola.

O calendário de chefes e de restantes participantes no festival, ao longo dos dez dias é o seguinte:

18 de Junho Brian Hansen (Dinamarca), do Restaurante Søllerød Kro, de Copenhaga.

19 de Junho Chefes EFTH & Açores (Portugal)

20 de Junho Oscar F. Albiñana (Espanha), da empresa Sosa Ingredients e Jordi Puigvert (Espanha), da empresa Sweet n’ Go

21 de Junho T.J. Delle Donne (US) Johnson & Wales University, de Providence.

22 de Junho Alexandre Silva (Portugal) restaurantes Loco e Alexandre Silva no Mercado

23 de Junho Bruno Timperman (Belgica) do restaurante Bristo Bruut, em Brugge

24 de Junho Pierre Sahut (França) do Restaurante La Gauloise, em Paris

25 de Junho Miguel Castro e Silva (Portugal) do restaurante De Castro Flores e Largo

26 de Junho Jamie Kennedy (Canadá) do Gilead Café & Bistro, de Toronto

27 de Junho João Rodrigues (Portugal) do Restaurante Feitoria, de Lisboa

Na padaria haverá ainda a prestação de Mitch Stamm (Estados Unidos) Johnson & Wales University

Nos dias 19 e 20 o Cocktail spot estará a cargo de João Eusébio (Espanha), da Magatzem Escolá e nos dias 26 e 27 a cargo de Dave Palenthorpe (Portugal) do CINCO Lounge

O Chocolate spot, de 23 a 27 será da responsabilidade do norte-americano Lauren Haas professor da Johnson & Wales University.

Haverá dois workshops, no dia 23 de Junho versando Healthy Eating orientado por Michael Makutch, professor norte-americano da Johnson & Wales University e no dia 25 de Junho com o tema Madeira Wines by Barbeito, da responsabilidade de Ricardo Diogo Freitas, dos Vinhos Barbeito Madeira.

A direcção do serviço de vinhos vai repartir-se entre os sommeliers William Wouters (Belgica) do Pazzo Restaurant & Wine Bar e Jamie Drummond (Canadá) da Good Food Media.
In www.ionline.pt

Sem comentários