Header Ads

O mais luxuoso Navio de cruzeiros do Mundo visita São Miguel e Terceira

Nos dias 23 e 24 do corrente mês, as cidades da Praia da Vitória e Ponta Delgada vão receber a escala inaugural do navio de cruzeiros Europa 2, o mais luxuoso e categorizado navio de cruzeiros da atualidade. O elegante navio da operadora germânica Hapag Lloyd Cruises está a realizar um cruzeiro de 13 noites intitulado “Eternal Spring in the Atlantic”. Ao chegarem aos Açores, os 472 passageiros que viajam a bordo do Europa 2 - na sua maioria alemães - já tiveram a oportunidade de visitar Lisboa, Casablanca, Agadir, Arrecife, Tenerife, La Palma e Funchal. As últimas duas escalas estão reservadas para o nosso arquipélago, facto que não deixa dúvidas sobre o destaque que esta região assume no referido itinerário

A Praia da Vitória será a primeira cidade açoriana a receber o mediático navio, onde se estima que conclua a manobra de atracação pelas 07:00 horas de amanhã. Os passageiros vão permanecer na ilha Terceira até cerca das 23:00 horas, altura que o Europa 2 retoma viagem com destino a Ponta Delgada. A chegada à cidade micaelense do Europa 2 está prevista para as 06:30 horas do dia 24, permanecendo o navio em porto até aos primeiros minutos do dia 25 de junho, quando, então, deve zarpar rumo a Lisboa, finalizando, aí, o referido itinerário.

Inaugurado em maio de 2013, o Europa 2 foi construído nos estaleiros STX, em St. Nazaire, na França. Com 225 metros de comprimento, 27 metros de boca e 6,3 metros de calado, possui 42,830 toneladas de arqueação bruta e capacidade para acomodar 516 passageiros e 370 tripulantes. O navio disponibiliza 8 decks públicos por onde se distribuem as 258 cabines, todas suites com varanda privada, concebidas de acordo com os mais elevados padrões de conforto e requinte.
Com um perfil equilibrado e linhas contemporâneas, o Europa 2 é, juntamente com o Europa, a referência máxima na indústria de cruzeiros. Esta notoriedade justifica-se em virtude dos elevadíssimos padrões de conforto, requinte, gastronomia e serviço com que presenteia os seus hóspedes. Pela excelência que patenteia, foi-lhe atribuída, em 2015, a classificação de 5+, melhor navio de cruzeiros do mundo, pelo referenciado guia Berlitz, facto que levou os responsáveis da empresa a colocar no lobby central uma placa alusiva a esta distinção.

Mas as diferenças não se ficam por aqui. Este paquete está equipado com 12 zodíacos, algo pouco usual num navio desta dimensão, os quais permitem, em locais mais inóspitos, facilitar deslocações semelhantes a aventura de expedição. Destaque ainda para as 20 bicicletas disponíveis para uso dos hóspedes em terra.

Quanto a comodidades, o Europa 2 possui as habituais zonas de lazer, mas, até neste campo, existem grandes diferenças como uma imensa piscina de 15 metros de comprimento, teatro, cinema 3D com ecrã em Led, SPA, bares e salões. Neste particular, destaque para o Club Belverde, Sensibar, Jazz Club, Herrenzimmer ou o Piano Bar, como os mais frequentados. Os camarotes são outros dos locais muito apreciados pelos passageiros, uma vez que exaltam os sentidos de quem tem o privilégio de neles viajar.
Quanto à restauração, destacamos os principais restaurantes Weltmeere, Yachtclub, Tarragon, Serenissima, Elements, Sakura e o exclusivo Speisezimmer, sendo que primeiro é o principal, com a capacidade para acomodar cerca de metade dos passageiros. Nesta sumptuosa atmosfera a bordo, não podemos deixar de realçar a excelência e diversidade gastronómica proporcionada aos hóspedes, algo verdadeiramente assinalável. A apresentação e qualidade das iguarias são soberbas, para além do facto de serem servidas nas melhores loiças, todas com a chancela da Dibbern, copos da conhecida Schott Zwiesel e com talheres em prata da afamada marca Robbe & Berking.

Apesar das médias dimensões, os predicados aqui mencionados fazem do Europa 2 um navio muito acima dos demais em quase todos os aspetos, um verdadeiro primus inter pares! Por via deste facto, as duas escalas no nosso arquipélago são o reflexo da crescente importância que temos vindo a conquistar por parte das principais companhias, que assim nos colocam nas rotas dos principais itinerários e com os navios mais referenciados da atualidade.

André Velho Cabral
Portos dos Açores, SA

Sem comentários