Header Ads

Ricardo Moura o melhor Português no Sata Rallye Açores



Craig Breen venceu o 50.º Sata Rallye Açores. Uma vitória valorizada pela luta dada por Kajetan Kajetanowicz, ainda que no último dia da prova pontuável para os campeonatos europeu e nacional de ralis o irlandês tenha vincado o seu ascendente e cimentado a primeira posição.


Kajetakowivcz sabia que a sua tarefa não era fácil nas seis classificativas que compunham a última etapa, mas o polaco procurou discutir a vitória até ao fim. Contudo o tempo perdido para Breen, sobretudo no troço da Tronqueira, acabaria por ditar uma diferença final superior a dois minutos que não espelha o andamento evidenciado por Kajeto ao longo do rali.

Sem capacidade de se intrometer na discussão pelo primeiro lugar desde o segundo dia de prova, Ricardo Moura abdicou de tentar mais do que o último lugar do pódio, que já lhe permitiu fazer uma excelente operação em termos de campeonato nacional.

Mesmo assim o açoriano quis brilhar e no primeiro troço deste último dia (Graminhais 1) foi mesmo o mais rápido, ainda que isso em nada alterasse a diferença que o separava para os dois primeiros e para o quarto classificado, Bruno Magalhães.

Depois dos problemas de turbo do seu Peugeot primeiro dia, o piloto de Oeiras praticamente não tinha mais objetivos nesta última etapa do que chegar ao fim entre os quatro primeiros. O que cumpriu sem problemas.

Da mesma forma que José Pedro Fontes não desviou o seu foco da obtenção da segunda posição entre os concorrentes inscritos no campeonato nacional de ralis. Isso fez com que não respondesse ao ‘assalto’ final de Robert Consani à quinta posição final absoluta.

Também o triunfo no agrupamento de produção (ERC2) do lituano Dominykas Butvilas foi confirmada, enquanto Luís Rego foi forçado a abandonar quando estava à vista a segunda posição da categoria.

Classificação final
1.º Craig Breen/Scott Martin (Peugeot) 2h45m59,1s
2.º Kajetan Kajetanowicz (Ford) + 1m02,1s
3.º Ricardo Moura/António Costa (Ford) + 2m14,3s
4.º Bruno Magalhães/Hugo Magalhães (Peugeot) + 3m04,9s
5.º Robert Consani/Maxine Vilmot (Citroën) + 5m54,2s
6.º José Pedro Fontes/Miguel Ramalho (Citroën) + 6m38,8s
7.º Sam Moffett/Karl Atkinson (Ford) + 8m01,4s
8.º Dominylas Butvilas/Kamil Heller (Subaru) + 9m18,3s
9.º Jaroslav Orsák/David Smeidler (Skoda) + 10m55,9s
10.º Charles Martin/Thierry Salva (Peugeot) + 10m55,9s

Sem comentários