Header Ads

Número de portugueses que fazem férias nos Açores dispara 50%



A actividade hoteleira em Portugal continua a apresentar resultados positivos, com a procura a aumentar "expressivamente" nos Açores.


Em Maio, os hotéis em Portugal acolheram um total de 1,7 milhões de hóspedes, que originaram 4,6 milhões de dormidas, segundo os dados divulgados hoje pelo INE. Estes números reflectem subidas homólogas de 8,3% e 6,8%, respectivamente.

A procura aumentou tanto da parte dos residentes (8,1%) como dos estrangeiros (6,3%), sendo que os mercados italiano, francês e alemão foram os que apresentaram os melhores resultados. "Espanha e Irlanda apresentaram uma evolução negativa", pode ler-se no relatório do INE.

Os mesmos dados mostram que, o maior aumento da procura verificou-se nos hotéis de quatro estrelas, tendo o número de dormidas disparado 9,1% em Maio, face a igual mês de 2014. O mesmo sucedeu nos aldeamentos turísticos, onde a procura subiu 8,8%. Em sentido contrário, os estabelecimentos de classe mais baixa (hotéis-apartamentos de duas e três estrelas) registaram uma queda de 6,2% nesse mês.

Quanto aos locais mais procurados no país, Algarve, Lisboa e Madeira estão no topo da lista. Mas foi nos Açores que se registou o maior aumento no número de dormidas (+26,6%). O INE explica este aumento com "a implementação de novos serviços de transporte aéreo na região", que permitiu aumentar as dormidas dos residentes naquela ilha em mais de 50%.

Este crescimento reflectiu-se nas receitas de hotelaria. Em Maio, os proveitos totais dos estabelecimentos hoteleiros aumentaram 6,5% para 229,5 milhões de euros, assim como os de aposento, que atingiram os 160,8 milhões. Até Maio, as receitas dos estabelecimentos hoteleiros ascendiam a 741 milhões de euros.

Sem comentários