Header Ads

Celebridades Açorianas - Craig Mello



Craig Mello, 55 anos, vencedor do prémio Nobel da Medicina em 2006, é mais um ilustre descendente de Açorianos.

Os seus bisavós paternos (que rumaram para os Estados Unidos no início do século XX) eram açorianos (mais concretamente da Ilha de São Miguel, concelho da Ribeira Brava). O cientista diz que desde sempre teve orgulho das suas origens. Ao site da Fundação Luso-americana contou que escutava através do seu avô várias descrições sobre os Açores que despertavam a sua imaginação: "Imaginava lava a sair dos vulcões e as pessoas a cozinharem”.

Em 2007 deslocou-se à Ilha de São Miguel (concelho da Ribeira Grande). Ali recebeu o título de cidadão honorário. Dois anos depois voltou aos Açores, visitou vários locais, incluindo a freguesia de onde era natural o seu bisavô. O cientista aproveitou ainda a ocasião para ceder temporariamente o seu Prémio Nobel e o respetivo diploma para uma exposição a realizar nas ilhas.

Em 2012 regressou novamente aos Açores, desta vez a Ponta Delgada,  para ser distinguido pela Universidade dos Açores com o doutoramento Honoris Causa. Craig Mello, que também descende de italianos pela via materna, é grato pelo esforços que os seus antepassados fizeram: "Os nossos avós eram pessoas que trabalhavam muito e que nunca tiveram oportunidade de estudar.

Nós sabíamos da sorte que tivemos em poder fazê-lo, de ter tido essa oportunidade por que eles trabalharam tanto para nós". O cientista considera que o empenho que assume nas suas tarefas vem do lado português.

in blastingnews.com

Sem comentários