Header Ads

Novo «mayor» de Fall River é Neto de Açorianos e tem apenas 23 anos de idade



Fall River, cidade da Nova Inglaterra com maioria da população descendente de açorianos, elegeu Jasiel Correia II, de 23 anos de idade, para “mayor”.

O conselheiro municipal de Fall River, Jasiel Correia II, de 23 anos de idade, foi eleito "mayor" da cidade, batendo Sam Sutter, que por sua vez tinha sido eleito o ano passado em consequência da demissão de Will Flanagan do cargo.

Jasiel Correia, empresário em Fall River, conquistou 8.268 votos (52 por cento), enquantoSam Sutter, que ocupava o cargo de Promotor de Justiça do Condado de Bristol até ser eleito para o cargo de "mayor" numa eleição especial em dezembro passado, recolheu 7.621 votos (48 por cento).

O jovem autarca é neto de emigrantes de São Miguel e o político mais novo a ocupar o cargo de "mayor" daquela cidade da Nova Inglaterra, onde a maioria da população é constituída pela comunidade emigrante oriunda dos Açores.

De acordo com o semanário "O Jornal", Jasiel Correia prometeu no discurso que efetuou após serem conhecidos os resultados eleitorais, iniciar rapidamente contactos para conhecer os departamentos da autarquia de Fall River e as ideais dos funcionários.

"A transição começa imediatamente," assegurou.
Por seu turno, Sam Sutter atribuiu a derrota eleitoral ao facto de ter aumentado a tarifa de recolha de lixo na cidade de Fall River.

"O que aconteceu nesta eleição? A tarifa (da recolha de lixo) é o que aconteceu nesta eleição," disse.
Sam Sutter adiantou que tomou "uma decisão muito difícil" ao aumentar a referida taxa, mas que essa medida foi inevitável tendo em conta a necessidade de recuperar o défice de 6,5 milhões de dólares do orçamento municipal.

"Muitas pessoas não gostaram, mas a tarifa foi a melhor decisão para a cidade," acrescentou Sam Sutter.

As eleições autárquicas no estado de Massachusetts tiveram lugar a 3 de novembro.

Em New Bedford, outra cidade da Nova Inglaterra com uma grande comunidade açoriana, o atual "mayor", Jonathan Mitchell, derrotou nas urnas Maria Giesta (natural de São Miguel), antiga chefe do gabinete do congressista Barney Frank em Washington.

Os resultados das últimas eleições autárquicas confirmam o crescimento do peso dos candidatos independentes em relação aos que concorrem pelos partidos.

Segundo o semanário "Portuguese Times", nas eleições de 3 de novembro "estavam inscritos em Massachusetts 4.074.155 eleitores, assim distribuídos: 1.428.980 Partido Democrático, 445.900 Partido Republicano, 5.490 Green and Rainbow Party (os Verdes), 1,867 United Independent Party e 13.678 uns quantos pequenos partidos. Temos 1.875.915 eleitores pertencentes a partidos e 2.198.240 sem filiação partidária".

in DI

Sem comentários