Header Ads

MiratecArts lança concurso "O Pico em Vídeo"



MiratecArts apoia as celebrações de 21 de dezembro, "O Dia Mais Curto", que por todo o país apresentam a grande festa da curta metragem, para lançar o novo projeto: O PICO EM VÍDEO, um concurso de curtas.

A paisagem vulcânica da ilha do Pico é uma das 7 Maravilhas de Portugal. A montanha do Pico é uma das mais antigas áreas protegidas do país. Desde 1972, foi considerada como "Reserva Integral" e em 1982 como "Reserva Natural", passando a integrar o Parque Natural do Pico, em 2008. É o maior vulcão e o mais jovem nos Açores, elevando-se a cerca de 3500 metros dos fundos marinhos e a 2351 metros do nível do mar.  É um dos Geosítios prioritários do Geoparque Açores, uma Zona Especial de Conservação da Rede Natura 2000 e a mais alta montanha de Portugal. No seu relacionamento profundo com o mar e com a terra, a população do Pico é rica e original.

Com este projeto, "O Pico em Video", a MiratecArts deseja incentivar artistas de todas as idades, estudantes das nossas escolas, cidadãos e turistas que nos visitam, a registar algo sobre a ilha do Pico em formato digital video-gráfico. Todos os tipos de trabalhos serão aceites, desde documentários a histórias de ficção, desde animações a video-arte.

O trabalho apresentado a concurso deverá ser original, filmado depois de Janeiro 2011, apresentado em formato MP4, com um mínimo de 1 minuto e um máximo de 15 minutos (incluindo créditos). Ao concorrer, por favor indique se é um trabalho escolar/ de estudantes, ou um artista adulto.

Os trabalhos que integrem este concurso têm de ser sobre a ilha do Pico e serão aceites através do email: info@mirateca.com, até 21 de dezembro 2016.

A mensagem/email de inscrição no concurso deverá incluir: título da obra/video; nome e contacto do responsável/realizador; nome dos participantes adicionais, com os respetivos créditos; descrição/sinopse do trabalho; ano de produção e um link para a plataforma onde o vídeo está hospedado na Internet (privado ou público).

Os finalistas serão contatados em janeiro seguinte e uma mostra dos trabalhos será programada. O/a vencedor/a na categoria de "Estudantes" receberá uma bolsa de apoio para estudos pós-secundários no valor de 500€. O/A Vencedor/a na categoria de "Artista Adulto" recebe custos de participação num dos festivais liderados pela MiratecArts, o Montanha Pico Festival em janeiro ou o Azores Fringe Festival em junho, para apresentar o seu trabalho fora da sua ilha/localidade de residência.

A MiratecArts é uma associação cultural artística liderada por voluntários. Os seus projetos incluem os dois festivais mencionados, o Roteiro de Arte Pública na Madalena, as plataformas discoverazores.eu e Artistas Lusos. www.mirateca.com

Sem comentários