Header Ads

Número de portugueses que visitam os Açores dispara 45%

Foto de César Cota

A actividade hoteleira em Portugal continua a apresentar resultados positivos, com a procura a aumentar expressivamente nos Açores.

Em Outubro, os hotéis em Portugal acolheram um total de 1,6 milhões de hóspedes, que originaram 4,4 milhões de dormidas, segundo os dados divulgados hoje pelo INE. Estes números reflectem subidas homólogas de 10% e 6,9%, respectivamente.

A procura aumentou tanto da parte dos residentes (2,3%) como dos estrangeiros (8,3%), sendo que os mercados espanhol, britânico e francês foram os que apresentaram os melhores resultados. Pelo contrário, "Brasil, Bélgica e Irlanda revelaram evoluções negativas", pode ler-se no relatório do INE.

Os mesmos dados mostram que, o maior aumento da procura verificou-se nos apartamentos turísticos, tendo o número de dormidas disparado 15,8% em Outubro, face a igual mês de 2014. O mesmo sucedeu nas Pousadas, onde a procura subiu 9,8%. Em sentido contrário, os estabelecimentos de classe mais alta (hotéis-apartamentos de cinco estrelas) registaram uma queda de 21,7% nesse mês.

Quanto aos locais mais procurados no país, Algarve, Lisboa e Norte estão no topo da lista. Mas foi nos Açores que se registou o maior aumento no número de dormidas (+21,9%). Uma subida que poderá ser explicada com a implementação de novos serviços de transporte aéreo na região, que permitiu aumentar as dormidas dos portugueses naquela ilha em 45,7%.

Relativamente às dormidas dos não residentes, o maior aumento registou-se no Alentejo (21,1%).

Estes crescimentos reflectiram-se nas receitas de hotelaria. Em Outubro, os proveitos totais dos estabelecimentos hoteleiros aumentaram 14,4% para 228,1 milhões de euros, assim como os de aposento, que atingiram os 157,7 milhões. Até Outubro, as receitas dos estabelecimentos hoteleiros ascendiam a 2,2 mil milhões de euros.

in economico.sapo.pt

Sem comentários