Header Ads

Açoriano apanha maior Tamboril do Mundo na ilha Terceira



Depois de o mau tempo fustigar fortemente o arquipélago dos Açores, no passado mês de Dezembro, Zeferino Espínola aproveitou as tréguas temporárias que o tempo permitiu e fez-se ao mar no dia 28, do lado Sueste da Ilha Terceira, para mais uma jornada de Pesca Submarina que se tornaria numa das mais especiais que Zeferino realizou até aos dias de hoje e que lhe ficará para sempre na memória.

Naquela segunda-feira, dia 28 de Dezembro, Zeferino reuniu o seu material necessário para mais uma jornada de Pesca Submarina, como tantas outras, e fez-se à estrada para uma entrada à barbatana na costa Sueste da ilha Terceira, onde pretendia aproveitar as tréguas que o tempo lhe iria oferecer. Nesta Jornada, Zeferino contava com a captura de peixes típicos de buraco (abróteas e safios) comuns nesta altura do ano e se a sorte o permitir uma ou outra captura de outro espécime que o fizesse ganhar o dia. Zeferino estava longe de pensar que este dia se transformaria, de um segundo para o outro, no dia que todo o amante da Pesca Submarina sonha em viver e o faz sair da cama para ir enfrentar, muitas vezes, as condições adversas do Inverno.



Depois de alguns peixes no enfião e cerca de duas horas passadas no local que bem conhece, o frio sentido começa a indicar a Zeferino que está na hora de terminar a safra do dia. No caminho para terra, Zeferino passa por uma zona de areia entre uns baixios onde de repente apercebe-se de uma silhueta, que contrasta com o fundo marinho envolvente, a dirigir-se na sua direcção proveniente de uma zona mais profunda. Quando se apercebeu que se tratava de um peixe, de dimensões incomuns para o que estava acostumado, Zeferino preparou a sua apneia o melhor que conseguiu, perante o crescente nervosismo que se ia apoderando dele, e submergiu-se até cerca de 10 a 15 metros de profundidade onde apontou à cabeça do magnifico espécime de forma a garantir a captura e… disparou.

O tiro certeiro na cabeça do tamboril deixou-o atordoado, o que permitiu a Zeferino recolhê-lo da superfície sem grande dificuldade. Com a aproximação da superfície o tamboril gigantesco inicia a sua luta vigorosa numa derradeira tentativa de escapar, mas Zeferino remata o mesmo o mais rapidamente possível, para evitar que o mesmo escape e para terminar, o mais rapidamente possível, com a agonia do peixe.



Depois de colocar o enorme peixe no enfião, Zeferino admira o animal, o seu primeiro tamboril da “carreira”, e é nessa altura que ganhou consciência que estava perante um espécime de dimensões bastante consideráveis e que seria possível esta captura vir a figurar nos registos de records dada as incomuns dimensões que estavam perante ele. Record, ou não, decerto este seria um dia para não mais esquecer.

Numa visita posterior à lota, onde o tamboril foi pesado para homologação do record, o espécime acusou na balança uns admiráveis 38,3 Kg. Perante os valores registados, Zeferino decidiu oficializar e submeter candidatura da captura a recordEuropeu e Mundial na European Spearfishing Records Association (ESRA) e na International Underwater Spearfishing Association (IUSA), respectivamente.

Caso os comités das respectivas entidades que homologam os records classifiquem este tamboril como pertencente à espécie Lophius piscatorius, será necessário que a captura de Zeferino ultrapasse o anterior record, detido pelo Norueguês Stephane Dudon com um tamboril de 36,2 Kg (será necessário ultrapassar 0,5% mais do peso do record actual), capturado no passado Setembro de 2015. Caso não exista nada em contrário, tudo indica que este será ultrapassado.


Fonte: Portugalsub.pt





33 comentários:

  1. Respostas
    1. Realmente ha pessoas mesmo burras e invejosas
      Se fosse um record de pichas ou paxaxas achavam graça ...metem nojo ....parabéns , muitos parabéns mesmo pelo record!!!

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  2. Um tamboril admirável cruzou-se com um humano sedento de mais um record...que tristeza! :-(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se vc nao percebe nada de pesca minha cara vire para a agricultura
      Não critique a arte de outros e vai cuidar da sua vida!!!

      Eliminar
    2. Que beleza de arroz, no prato...

      Eliminar
    3. XÔ pra cozinha onde é o seu lugar!!

      Eliminar
    4. Um belo exemplar capturado por alguém que faz da pesca submarina o seu sustento,não quero acreditar que o fizesse por obter um record, agora se o fez , parabéns ao homem, porque lhe é merecido. Parabéns

      Eliminar
    5. este tamboril é mais admirável do que os outros mais pequenos que vc já comeu ??? que parvoíce de comentário !

      Eliminar
    6. Toda a gente é pescadora mas é no prato só os verdadeiros pescadores é que percebem o que apanham pela frente está gente burra vê o peixe no mercado e nos super mercados e nem sabem que peixe estão a comer como no natal que todos comem e pagam por bacalhau e só o verdadeiro pescador é que vê que é Juliana parabéns rapaz co tibua não o apanhaste pelos records mas sim para orientará a tua vida deixa o povo falar pois se não foce os nós pescadores este povo burro nem comia peixe abraço

      Eliminar
  3. Pobreza de ser humano que ainda se ri pela triste ´proeza`e pobreza de voces por ainda fumentarem e publicitarem tal evento.=(((( uma boa razão para não visitar os Açores e contribuir para estas crueldades barbaras... simplesmente revoltante =((((

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anabela por amor de Deus informe se antes de dizer barbaridades!!
      Este é exatamente o método de pesca mais sustentável do mundo!!
      Não,.. Não corresponde ao método do peixe que diariamente consome!! Esse sim,... Pescado de forma invasiva massiva e industrial!

      Eliminar
    2. até posso concordar com o guilherme em como é o método mais sustentável (não com as quotas habituais ), mas pescar um animal destes na minha opinião de vet e biologo é um erro matar representantes de espécies como este.. o guilherme por acaso têm noção da idade deste peixe? e o fantástico reprodutor que é? o mundo das pescas têm de mudar drasticamente.. gostava que o meu filho quando chegasse à minha idade pudesse comer peixe..

      Eliminar
    3. Senhora Anabela e Natalia, quero crer que não comem peixe pois só assim faz sentido o que dizem! Na natureza é a morte que dá a vida (ciclo da vida). Crime é matar um juvenil que ainda nem contribui para a continuação da espécie. Matar para comer não é crime. Crime é comprar carne de animais que não tiveram qualidade de vida (cativeiro) porque não temos "coragem" ou vontade de caçar o que queremos comer.

      Eliminar
    4. é muito melhor o peixinho da pescanova cheio de hormonas, a comer farinhas e os excrementos dos amiguinhos de tanque.

      Eliminar
  4. O rapaz não estava sedento de mais um recorde, caça para comer. Calhou ser grande mas podia não ser.Não percebo os comentários a não ser que sejam vegetarianas, e mesmo assim à que respeitar quem não é

    ResponderEliminar
  5. Lamentável. Sobretudo porque quer dizer que já não temos o maior tamboril do mundo nas nossas águas... em troca de uns quilos de peixe!
    Ele há animais que valem muitíssimo mais vivos do que mortos!

    ResponderEliminar
  6. Engraçados os comentários... Existem nas nossas águas navios (alguns estrangeiros sem autorização) que arrastam tudo com redes ilegais, destroem tudo e, tudo bem com isso.. Agora, um tipo mergulha 10 a 15 metros em apneia (apneia, sabem? Tipo sem garrafas de oxigénio, sabiam disso?), em água gelada, ao fim de horas, pesca um peixe e é um assassino! O peixe que vai para o vosso prato faz o quê de vocês? Antigamente em Portugal caçavam cachalote. Em barcos a remos os Homens faziam-se ao mar para enfrentar animais enormes. Foi proibido. Nós paramos, mas outros (Noruega e Japão) continuam ainda hoje! Não vos causa impressão? Respeito as opiniões dos outros mas falar mal só porque sim... Enfim.. Boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei de ler o seu comentário... Ponderado, assertivo e excelentemente bem fundamentado em bom português. Obrigada pela crítica construtiva.
      Parabéns ao que tudo indica ao novo recordista que teve a sorte de ser surpreendido...

      Eliminar
  7. Lamentável.
    É assim que querem promover os Açores?
    :(

    ResponderEliminar
  8. Lamentável é a sua ignorância em
    Relação ao assunto em
    Questão!!
    E Se lhe dissesse que é exatamente este o método de pesca mais sustentável do mundo,...
    Prefere o peixe que consome diariamente pescado de forma massiva e industrial não é!!!
    Santa ignorância

    ResponderEliminar
  9. Parabéns Zeferino pela sua belíssima captura. A pesca e a caça são actividades nobres e o homem alimenta-se da carne e do peixe para o seu equilíbrio alimentar. Há aqui comentários que....

    ResponderEliminar
  10. TODOS OS DIAS SE APANHA MUITOS KILOS DE TAMBORIL E DE FORMAS MUITO PIOR COMO A PESCA DE ARRASTO E REDES DE EMALHAR O HOMEM APANHA UM EM APNEIA E É UM TIPO DE PESCA MAIS SELECTIVA JÁ É UMA BARBARIDADE SE CALHAR ESSAS PESSOAS JÁ COMERAM ARROZ DE TAMBORIL E GOSTARAM MUITO

    ResponderEliminar
  11. Não há pachorra para o histerismo e ignorância dessa moda urbana dos chamados "amigos dos animais", muitos deles borravam-se todos de se dessem com uma cobra d´água quando estivessem a tomar banho.

    ResponderEliminar
  12. De onde apareceram todas as beatas falsas que comentam tudo e dao bitates com ar de superioridade moral? Porque nao vao rezar o rosario, ou meditar, ou simplesmente jogar passiencias com a coleccao de santinhos?

    ResponderEliminar
  13. De onde apareceram todas as beatas falsas que comentam tudo e dao bitates com ar de superioridade moral? Porque nao vao rezar o rosario, ou meditar, ou simplesmente jogar passiencias com a coleccao de santinhos?

    ResponderEliminar
  14. Não vejo nenhum mérito nesta morte. Matou um animal magnifico só porque sim. E para figurar na lista dos animais que matam outros animais só porque podem.

    ResponderEliminar
  15. Mais um dos muitos motivos para fazer cacadores submarinos aos acores, pelo simples acto de uma ilha linda e a surpresa que poderemos ter por la. Grande cacada parabens mais um portugues nos records

    ResponderEliminar
  16. Mais um dos muitos motivos para fazer cacadores submarinos aos acores, pelo simples acto de uma ilha linda e a surpresa que poderemos ter por la. Grande cacada parabens mais um portugues nos records

    ResponderEliminar
  17. Parabéns é de grande qualidade e mérito

    ResponderEliminar
  18. Ja apanhei maior, 51,800kg de linha de mão

    ResponderEliminar
  19. Nós não estamos em Roma!Porque falar em barbaros ,eu sei que barbaros é algo Mundial mas pessoas , porque razão vai aí um pescador submarino depois fazer a sua pesca pescar em vez de fazer outras coisas visto que já tinha terminado de pescar!?!

    ResponderEliminar