Header Ads

88 atletas correm no aniversário da passagem de Colombo em Santa Maria


Hoje , sábado , dia 27 de fevereiro, Santa Maria recebe o Azores Trail Run – Columbus Trail, uma prova que invoca a passagem de Cristóvão Colombo por Santa Maria, entre 18 e 28 de fevereiro de 1493.
523 anos depois é a vez de dezenas de atletas de todo o mundo navegarem pelo interior da ilha de Santa Maria numa prova cujo percurso tem uma extensão de 77 km circulares e que percorre as mais variadas zonas de interesse paisagístico. Ainda que com o pensamento longe da fruição destes trilhos pedestres, os atletas vão passar pelos mais belos recantos da ilha e atravessar Zonas Protegidas e Reservas Naturais que guardam os segredos da natureza mariense.
Na noite de 26 de fevereiro teve lugar ,no Hotel Colombo ,o briefing por Mário Leal - director da prova- com os atletas da prova para ultimar os preparativos do evento. Saliente-se que esta iniciativa conta com um vasto número de voluntários para prestar auxilio na realização e concretização das provas.
A prova contará com duas distâncias: Columbus Trail, com 77km, que contará com a participação de 27 atletas e a Columbus Marathon Trail - que tem o mesmo percurso da primeira mas que termina aos 42km, reunindo 61 participantes de vários países – Portugal, Inglaterra, África do Sul, Espanha, Alemanha, Austria, Holanda e Itália.
De salientar que esta prova contará os melhores na arte do trail running, dos quais se destaca a participação dos corredores da equipa internacional da Salomon, atletas como Philipp Reiter, Thomas Wagner, Lukas Sorgel e Davide Cheraz, que irão correr ao lado das dezenas de apaixonados pela modalidade que vêm à ilha.
A prova é da iniciativa da Secretaria Regional do Turismo e Transportes e conta com o apoio local do Parque Natural de Ilha e Equipa do Grande Trilho, entre outras entidades e particulares locais.


O percurso

O percurso tem início junto ao Forte de São Brás às 8h00, encaminhando-se para Este, num plano ascendente, até à Pedreira do Campo, continuando por terrenos agrícolas, rumo à Prainha e Praia Formosa. Saindo da zona balnear o percurso passa pela ermida de Nossa Senhora dos Remédios e daqui segue pelo caminho velho da Praia, antiga passagem que liga a baía à freguesia de Santo Espírito. O trajecto segue em direcção a Malbusca por caminhos rurais e alguns troços em estradas regionais em direção à Ponta da Malbusca, passando pela ribeira dos Maloás, continuando por caminhos agrícolas de terra batida, zonas de mato e terrenos agrícolas até chegar ao Cardal. Entre o Cardal e o lugar do Norte, segue em direção à Ponta do Castelo, passando pelo miradouro da Tia Raulinha, pelo farol de Gonçalo Velho, na Ponta do Castelo. Daqui o caminho segue em direção a Norte, passando pela zona das piscinas naturais da Maia e continua até à Lapa de Baixo.
Já em Santo Espírito o percurso continua para Norte, passando por Santo António, Azenha de Cima, Azenha de Baixo, por um caminho de calçada e terra que leva até ao Miradouro do Espigão.
À saída do Miradouro, o caminho segue, atravessando a ribeira do Salto em direção à Baía de São Lourenço. Descendo a escadaria por entre vinhas e percorre toda a baía até ao caminho de acesso à Fajãzinha em direção ao Barreiro.
A partir do centro do Norte, segue-se em direção à freguesia de Santa Bárbara, passando pelas localidades de Lagos, Poço Grande e Boavista, depois de passar a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em direção ao Poço da Pedreira. Seguindo no sentido Sul, passa pela localidade do Arrebentão e pelo lugar do Forno, descendo por um caminho pedonal até à Ribeira do Salto, onde se vislumbra a cascata de Cai’Água.
Segue rumo a Oeste, por um caminho de terra que liga à localidade de Cruz dos Picos em direção ao Norte até chegar ao Pico Alto, ponto mais alto da ilha com 587 metros de altitude.
O percurso desce em direção à estrada regional depois passando por terrenos agrícolas e florestais.
Continuando para Oeste em direção ao geossítio – Barreiro da Faneca, local da última fase eruptiva da ilha onde predominam as argilas de cor avermelhada e um terreno árido. Seguidamente o percurso sobe o Monte Gordo, local onde existe uma vigia de baleia, seguindo para a Ponta dos Frades, continuando depois em direção aos Anjos.
Contorna a Baía dos Anjos pelos terrenos agrícolas circundantes e inicia a descida para a praia de calhau, seguindo em direção ao porto de pesca e continuando para a Ribeira do Capitão ao longo de um caminho de terra batida
Ao atingir o fim do aeroporto, segue para a foz da Ribeira Seca, onde entra numa área protegida com vista privilegiada para o ilhéu da Vila, seguindo junto à orla marítima até à Ponta do Malmerendo.

A parte final é feita contornando a encosta, onde é possível avistar o porto comercial e o centro da Vila.
Ambas as provas terão inicio às 8h00 com hora limite de chegada para a Maratona às 21h00 e às 24h00 para os participantes do Trail.

Fonte: Jornal O Baluarte

Sem comentários