Header Ads

Busca e salvamento de embarcação a remos no meio do atlântico




O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes) e com o MRCC Falmouth, está a coordenar desde a madrugada de hoje, uma operação de busca e salvamento dos oito tripulantes da embarcação a remos “TOBY WALLACE”, que se encontrava a cerca de 1343 milhas náuticas, a sudoeste da ilha de São Miguel, sendo que um dos tripulantes está desaparecido no mar.

​Esta embarcação tinha o objetivo de bater o recorde da travessia a remo do Atlântico, tendo largado das Canárias com destino a Barbados no dia 28 de janeiro de 2016.

O pedido de auxílio foi despoletado através do MRCC Falmouth, por volta das 00h10 relatando que um dos tripulantes tinha caído à água.

O MRCC Delgada assumiu as funções de coordenação, tendo de imediato solicitado o auxílio de um navio mercante, o cargueiro MV SEA PEARL, que se encontrava a navegar a cerca de 127 minhas náuticas de distância.

Foram igualmente ativados a Corveta António Enes, um P3 Orion da Força Aérea Portuguesa e uma aeronave Falcon-50 da Marinha Francesa (que se encontrava em Dakar, Senegal).

O Falcon 50 chegou ao local às 10h50 e estabeleceu contacto com a tripulação da embarcação sem, no entanto, ter detetado o tripulante desaparecido, tendo este meio já cessado as buscas na área.

Neste momento, o cargueiro MV SEA PEARL e o P3 Orion da Força Aérea Portuguesa encontram-se a fazer buscas na área designada como de maior probabilidade de deteção do náufrago, tendo já estabelecido contacto com os sete tripulantes que se encontram a bordo do “TOBY WALLACE”.

As condições meteorológicas na zona de operações são de vento 40km/h de nordeste e ondulação de com cerca de 3 metros nordeste.

Fonte: Marinha Portuguesa

Sem comentários