Header Ads

Força Aérea Portuguesa resgata passageiro de navio cruzeiro ao largo dos Açores !


Um helicóptero EH-101, da Força Aérea Portuguesa efetuou durante a madrugada desta segunda-feira a evacuação médica de uma passageira, de 78 anos e de nacionalidade britânica, com um diagnóstico de apendicite aguda. A senhora seguia a bordo do navio de cruzeiro ‘Saga Sapphire’, que navegava a cerca de 160 milhas náuticas (296 quilómetros), a sul da ilha Terceira.

A operação foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta que recebeu o pedido de auxílio pelas 00h28 de segunda-feira. Foi então alertado o Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM, o qual, após falar com o comando do navio, identificou a necessidade de evacuação urgente da passageira.   Para o efeito foram empenhados um helicóptero EH-101 Merlin e uma aeronave de asa fixa C-295, ambos destacados na Base Aérea n.º 4, nas Lajes.
A evacuação da passageira foi executada com sucesso, tendo o helicóptero aterrado cerca das 05h30, no heliporto de Angra do Heroísmo, ilha Terceira, onde foi encaminhada para a urgência do Hospital de Santo Espírito.


Sem comentários