Header Ads

A que sabem os Açores?



Trincar um Dona Amélia enquanto se saboreia um chá Gorreana, almoçar alcatra da Terceira enquanto se bebe um licor de amora. Eis alguns dos sabores genuinamente açorianos do restaurante/salão Sabores & Açores, no Porto.

Por vezes, ainda há quem entre neste restaurante/salão de chá à procura da Tia Lhú, nome do projeto que, há cinco anos, começou por juntar a açoriana Luísa Nunes ao portuense Bruno Melo. Foi precisamente com o nome Sabores da Tia Lhú que os dois arquitetos começaram por levar os doces regionais açorianos (especialmente os da Terceira, ilha natal de Luísa) à feirinha de rua Mercadinho dos Clérigos, na Baixa do Porto.

O êxito dos doces (Dona Amélia, Camafeus, Espécies de São Jorge, Queijadas da Graciosa) feitos à mão por Luísa, aos quais se uniram os cocktails de licor de amora do Pico e Angélica preparados por Bruno, ditaram o crescimento da banca para este restaurante, o Sabores & Açores, situado no Centro Comercial de Bombarda, no Quarteirão das Artes, onde se juntaram, entretanto, os irmãos Pedro e Maria João Candeias.



O Sabores & Açores passou a ser um projeto a quatro, “com as fusões e experiências de cada sócio”, juntando as influências açorianas de Luísa Nunes (a viver no Porto há 22 anos), à descendência goesa de Bruno, à passagem pela Índia de Pedro e aos dotes da cozinha portuguesa de Maria João. Na carta de todos os dias, não há que enganar. É possível encontrar os pratos açorianos de Luísa: os tais doces regionais da Terceira, a alcatra, as tostas de queijo São Jorge e de atum Santa Catarina, o chá Gorreana e, de vez em quando, também a feijoada de forno à moda das ilhas e os torresmos de Cabinho. À portuguesíssima açorda de bacalhau de Maria João, acrescentou-se o chicken massala e o dal de Pedro, e o picante goês Vindaloo de Bruno. “É um restaurante com influências da cozinha açoriana, tailandesa, marroquina e indiana, sítios por onde os quatro já passámos”, descreve Luísa, enquanto põe no prato as filhoses de forno acabadinhas de fazer nessa manhã.

Luísa Nunes adora confecionar os doces da Terceira e quando viaja até à ilha para ver a família vem sempre com novas receitas na mão. “O passo seguinte será reinventar estes doces”, conta a açoriana que é muitas vezes procurada pelos clientes para desenhar um roteiro turístico das ilhas. Lá para maio, o Sabores & Açores prepara a mudança para uma loja três vezes maior, no interior do Centro Comercial de Bombarda. O ainda certamente trará ainda mais iguarias.

in visao.sapo.pt

Sem comentários