Header Ads

Antiga fábrica de chá em ruínas vai ser recuperada para o turismo


O processo ainda está muito no início, mas as ruínas da antiga fábrica de chá situada em Santo António Nordestinho, foram adquiridas por um empresário local que pretende ali desenvolver um projecto turístico. 
A antiga fábrica que deu trabalho a muita gente da Freguesia e até do Concelho do Nordeste era propriedade do padre Manuel Raposo e foi um marco em Santo António. Actualmente está completamente em ruínas, praticamente sem paredes e onde resta apenas o esboço do que antes servia para laborar as folhas de chá. Já não há maquinaria e a vegetação tomou conta das velhas ruínas, sendo necessário abrir caminho para lá chegar. 
Mas o Presidente da Junta de Freguesia de Santo António Nordestinho, José Nemésio Pacheco, refere que aquela fábrica “é um marco da freguesia”, onde houve também a cultura e até exportação de chá. Apesar de já não ser possível instalar ali qualquer tipo de espaço museológico, uma vez que apenas restam as ruínas, o Presidente da Junta refere que há pouco tempo o edifício e terreno foram comprados por um empreiteiro local e vai apostar no turismo naquele local. José Nemésio Pacheco salienta que talvez seja possível aproveitar a história da fábrica para desenvolver o projecto que está a ser avançado por um empresário local em conjunto com um irmão. 
O Presidente da Junta de Freguesia aplaude a intenção de revitalizar aquele local, ainda mais por parte de um empresário local e ao mesmo tempo tentar captar mais turismo para a Freguesia. 
José Nemésio Pacheco refere que Santo António Nordestinho tem sentido diferença com o aumento do número de turistas que tem chegado a São Miguel com a liberalização do espaço aéreo e chegada das companhias aéreas de baixo custo. “Aparecem muito mais pessoas aqui na Freguesia, principalmente durante o Verão”, explica o autarca que acrescenta que o turismo cresceu bastante localmente. 
Além dos turistas que procuram saber mais sobre as freguesias que ficam à beira das estradas regionais anteriores às SCUT, são também muitos os que visitam Santo António Nordestinho e acabam por adquirir casas antigas.
“Já temos três casas que foram compradas há pouco tempo por alemães e que estão agora a ser recuperadas. Os novos proprietários dizem que vão passar aqui uma temporada porque dizem que é um ambiente sossegado, muito diferente das cidades”, refere o Presidente da Junta que entende que “os turistas da Europa acham piada a estas freguesias e quando vêem estas casas aqui, ficam com a ideia de as comprar”.
Para o Presidente da Junta de Freguesia apesar das SCUT encurtarem a distância entre todo o Concelho do Nordeste e Ponta Delgada, são maioritariamente os habitantes do concelho que se deslocam nas SCUT pois acredita que “o turismo vem praticamente todo aqui por baixo, por dentro das freguesias. De Verão temos as festividades e os turistas gostam dessas coisas diferentes e não vão pelas SCUT porque querem conhecer melhor o sítio que visitam”, refere.
José Nemésio Pacheco destaca as “lindas paisagens, a vivência do seu povo, os seus monumentos antigos, a sua Igreja e as suas tradições” que encantam os turistas que ali chegam. Apesar de caracterizar a freguesia como “harmoniosa, pacata e sociável”, o Presidente da Junta de Freguesia refere que independentemente do turista que visita Santo António “ninguém fica indiferente” ao que temos para oferecer.

Fonte: Correio dos Açores

Sem comentários