Header Ads

Projeto único no Mundo perto de tornar a graciosa uma ilha verde com energia limpa

O projeto Younicos vai tornar a Graciosa numa “ilha verde”, com energia limpa.



Um investimento de cerca de 24 milhões de euros, pioneiro no mundo, que vai revolucionar a produção, mas sobretudo o armazenamento, de energia limpa (próximo dos 100%) que posteriormente será injetada na rede pública tornando, por esta via, a ilha numa referência mundial no setor das energias renováveis.
O projeto que está a ser implementado na Graciosa terá um impacto muito além da nossa ilha, pois está a ajudar a criar uma nova classe de energia, através da implementação de um novo tipo de energia, menos poluente e mais barata.


As emissões de CO2 são drasticamente reduzidas, mas também baixa o custo da energia, através da substituição do combustível caro, fuel, por energia renovável produzida localmente e utilizando o armazenamento local, com recurso a baterias criando um sistema com capacidade de 3.2 MWh, que estão a ser montadas pela Leclanché, na Central FotoVoltaica.


Na Serra Branca está a ser montado o parque eólico de 4.5-megawatt e quando os componentes estiverem todos prontos e a funcionar, a Graciosa será abastecida por energia eólica e solar, com a utilização do diesel apenas quando se verificar longos períodos de tempo desfavorável.

Sem comentários