Header Ads

AZORES AIRLINES VAI RECEBER A321NEO!


Como já tínhamos referido anteriormente, o A321neo será certamente a próxima revolução da aviação comercial para os próximos tempos.

A par desta nova revolução em termos de equipamento a utilizar no longo curso, a aviação portuguesa certamente não ficará de fora!

A TAP Portugal já anunciou publicamente a encomenda de A320neo e A321neo e outras companhias nacionais deverão seguir o mesmo caminho especialmente para a versão de maior alcance.

A próxima companhia a entrar na “revolução” é a Azores Airlines, não havendo ainda confirmação oficial que certamente deverá sair nos próximos dias.

Segundo as informações que o Runway News teve acesso até 2021 a companhia aérea com sede na Região Autónoma dos Açores irá contar com 4 A321neo LR que terão uma entrada faseada conforme a disponibilidade de mercado, tendo como plano definido a entrada de A321neo e progressivamente a sua substituição por LR (Long Range).

A partir do próximo Inverno IATA já serão introduzidas algumas alterações na operação da companhia conforme é possível verificar nos sistemas de reserva. A operação do A330 passará para a rota de Toronto e a reintrodução dos A310 na rota para Boston.

De resto o A330 será mantido na companhia até 2020/2021 podendo ser prolongada a sua permanência caso exista mercado e necessidade para a sua manutenção. Os A310 entrarão no seu phase-out a partir do final de 2017 depois da entrada do primeiro A321neo, mantendo-se em operação até 2018, o A310 que irá sofrer modificações para garantir a manutenção de algumas rotas.

Ao contrário do que se sucedeu com a polémica entrada tardia do A330 na frota da Azores Airlines, a entrada dos novos equipamentos na frota (depois de assinado o contrato) irá depender quase exclusivamente da empresa Lessor e da própria Airbus, segundo foi explicado por uma empresa que actua no mercado de leasings de aeronaves.

Tendo em conta a disponibilidade do mercado a frota da Azores Airlines deverá ter a seguinte composição:

O alcance que o A321neo permite, irá possibilitar o aumento das suas frequências em determinados aeroportos que até aqui não conseguem ter passageiros/mercado para realizarem voos diários em equipamentos de maior dimensão.

Voar 2 ou 3 vezes semanalmente numa rota não é certamente o negócio ideal para rentabilizar tanto o equipamento como a rota. O A321neo irá permitir que essas rotas passem a ser realizadas diariamente.

Não podemos esquecer que a operação da Azores Airlines nos moldes que se encontra é muito sazonal. Com a introdução deste tipo de equipamentos certamente os moldes serão alterados abrindo assim, o leque a novas rotas e novas frequências, que deverão ser anunciadas publicamente nos próximos dias.

Segundo algumas notícias partilhadas em vários grupos de aviação a companhia prepara-se para ter rotas diárias para alguns destinos europeus bem como estender a sua operação a todos os arquipélagos da Macaronésia. (Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde).

Num artigo anterior, tínhamos escrito:
“As companhias que introduzirem este equipamento nas suas operações certamente terão que aumentar os seus quadros. Apesar do número de tripulantes para operar ser inferior a um equipamento A330 ou B767 por exemplo, manter uma rota diária (excepto nas companhias que já operam), irá exigir um maior número de tripulações, o que na conjuntura actual do mercado será benéfico.”

Sendo público, que a Azores Airlines tem durante os meses de verão muitos tripulantes contratados para dar resposta a um grande aumento de frequências, estas mudanças de equipamento poderão traduzir-se num aumento do número de meses de trabalho na companhia.

O A321neo / LR  será capaz de voar rotas mais longas, por exemplo voos transatlânticos da Europa para costa leste dos EUA.

É possível simular no site da airbus o alcance das aeronaves (http://www.airbus.com/aircraftfamilies/passengeraircraft/a320family/a321/performance/)

O A321 normalmente acomoda 185 passageiros numa configuração de duas classes (16 na classe executiva e 169 na económica) - oferecendo uma inigualável eficiência económica em lugares de alta densidade (com até 220 passageiros) para os operadores charter e lowcost.

A partir de 2018, uma utilização optimizada do espaço da cabine, o aumento dos limites de saída e uma nova configuração de porta da cabine irá permitir novas capacidades padrão para o A321neo de 206 numa configuração de duas classes e 240 passageiros em alta densidade.

Algumas empresas com encomendas de A321 para voos de longo curso:

TAP | Azul | Norwegian | JetBlue | Turkish Airlines | Azores Airlines



in runwaynews.pt

Sem comentários