Header Ads

Fotógrafo filho de açorianos quer juntar Ronaldo à lista de celebridades que já fotografou


Um fotógrafo luso-canadiano, filho de emigrantes de Rabo de Peixe, na ilha açoriana de São Miguel, pretende juntar Cristiano Ronaldo à sua lista de celebridades, incluindo algumas das principais estrelas de Hollywood.

"Após o Campeonato da Europa de Futebol tornei-me no seu maior fã. Agora tenho por objetivo na minha carreira de fotógrafo tirar uma fotografia a Cristiano Ronaldo", disse à agência Lusa George Pimentel.

O luso-canadiano já fotografou estrelas da sétima arte como Robert de Niro, Will Smith, Tom Cruise, Nicole Kidman, Gwyneth Paltrow, Al Pacino, Sean Penn e o músico Bruce Springsteen, entre outras celebridades.

No entanto, para George Pimentel tirar uma foto a CR7 seria algo de especial devido ao "carisma, caráter e ao aspeto" do número sete do Real Madrid e da Seleção Nacional, até porque "ele é o melhor jogador do mundo e é português".

"Não é uma estrela de cinema, é um atleta, mas mesmo assim gostava de cumprir este meu sonho. Num evento, numa gala, gostava de cumprimentá-lo, dar-lhe os parabéns e depois tirar-lhe uma foto, mas a preto e branco", afirmou.

O luso-canadiano também reconhece todo o "valor sentimental" das suas origens daí "haver toda esta ligação com Portugal".

A paixão pela fotografia de George vem de laços familiares, uma atividade iniciada pelo seu avô 'Laranjo' na vila de Rabo de Peixe, na década de 1940. O seu pai, José, ao imigrar para o Canadá em 1966, deu continuidade a esse trajeto.

Desde 1971 que o seu ateliê de fotografia, localizada no Little Portugal em Toronto, continua de portas abertas, inicialmente mais para casamentos e para os típicos retratos pessoais, mas com o aparecimento da fotografia digital, hoje em dia realizam-se "outros tipos de serviço".

O fotógrafo classifica a sua vida "como uma verdadeira viagem", tendo inicialmente ajudado o pai.

"Inicialmente ajudava o meu pai que agora está reformado. Pelo meio senti que me faltava algo, e decidi estudar fotografia, na faculdade", disse.

Durante os quatro anos da licenciatura em fotografia na Universidade de Ryerson, em Toronto, George Pimentel optou na sua tese registar a cultura e tradições da vila de Rabo de Peixe.

Após concluir o curso, os professores sugeriram-lhe que continuasse a trabalhar na indústria da fotografia e a não dedicar-se apenas ao negócio familiar.

A sua paixão pelas fotos às estrelas do cinema surgiu em 1993, quando o luso-canadiano resolveu ir ao Festival Internacional de Filmes de Toronto (TIFF, na sigla em inglês).

"Queria tirar uma fotografia ao Robert de Niro. Tinha uma máquina fotográfica profissional e a segurança no local confundiu-me com a imprensa. Indicaram-me um local destinado aos fotojornalistas", contou.

O fotógrafo explicou que depois todos entraram numa sala, exceto ele, porque não estava credenciado, ficando à entrada do edifício.

"Mais tarde o Robert de Niro saiu por uma porta, e tirei-lhe uma foto exclusiva, todos os outros fotógrafos estavam na sala. A partir desse momento soube o que queria: fotografar as estrelas do cinema", revelou.

A partir daí começou a ir a eventos, não só no Canadá, mas também a Los Angeles e a Nova Iorque, como os Óscares e outros festivais.

Todo este trabalho foi reconhecido mais tarde pela organização do TIFF, que o convidou para ser o fotógrafo oficial do certame.

A edição deste ano do Festival Internacional de Filmes de Toronto decorre entre 08 e 18 de setembro, em Toronto, num evento que tem um impacto na economia local de 189 milhões de dólares canadianos (131 milhões de euros).

O fotógrafo espera durante o TIFF de 2016 "tirar imagens de Nicole Kidman, de Denzel Washington, de Ryan Gosling, dos Rolling Stones" e de outros artistas.

George Pimentel vai também apresentar em Toronto uma exposição sobre celebridades, que será inaugurada no dia 31 de agosto e estará aberta ao público até 08 de setembro.

Está também envolvido no 'Brain Project', que consiste numa obra de arte com esculturas de cérebros humanos em exibição na baixa de Toronto e que vão ser vendidos a patrocinadores e colecionadores, com os lucros a reverterem para o Baycrest Health Sciences, líder mundial na saúde cerebral e de envelhecimento.

A obra de George Pimentel localiza-se na Universidade de Ryerson.

Entretanto, o fotógrafo também espera num futuro próximo publicar um livro biográfico com os retratos das celebridades, incluindo as fotos da sua tese tiradas em Rabo de Peixe.

Fonte: SapoMag

Sem comentários