Header Ads

Descoberta nos Açores planta única no mundo


A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves anunciou esta quinta-feira a descoberta de vários exemplares no Corvo de uma planta que, em todo o mundo, só existe em duas ilhas açorianas e de que não havia registos desde 2012.

Segundo um comunicado, a descoberta foi feita em trabalhos de campo realizados este mês por técnicos da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e um investigador da Universidade de Munique (na Alemanha).

Foram descobertos "vários exemplares de Não-me-esqueças (Myosotis azorica), uma das plantas mais raras dos Açores e que em todo o mundo apenas pode ser encontrada neste arquipélago, nas ilhas das Flores e Corvo", revela a SPEA, acrescentando que nas Flores não há registos desde 2001 e, no Corvo, tinham sido registados cinco exemplares em 2012.

Trata-se de uma "pequena planta, com uma flor de um intenso azul-marinho" e os cinco exemplares descobertos no Corvo em 2012 estavam numa falésia "que posteriormente ficou destruída por um movimento de terras, suspeitando-se que a espécie poderia estar perdida ou extinta", revela ainda a SPEA, no mesmo comunicado.

Segundo a SPEA, esta planta foi descrita pelo britânico H. C. Watson em 1842, "sendo a sua distribuição mais recente restrita às ilhas das Flores e do Corvo".

A população de "Não-me-esqueças" agora descoberta no Corvo deve rondar as 50 plantas com flor.

"A SPEA, em colaboração com o Parque Natural de Ilha do Corvo e a Universidade Técnica de Munique estão a unir esforços para definir o plano de ação para a espécie Myosotis azorica e esperam conseguir aumentar, por produção em viveiro, o número de indivíduos desta espécie extremamente ameaçada", lê-se no comunicado hoje divulgado pela SPEA.

Sem comentários