Header Ads

Açores com seis aldeias pré-finalistas no concurso ‘7 Maravilhas de Portugal – Aldeias’



A organização das 7 Maravilhas de Portugal ® – Aldeias revelou hoje as 49 aldeias pré-finalistas que vão ser votadas pelos portugueses. Estas 49 aldeias, 7 por cada uma das 7 categorias a concurso, foram reveladas na Aldeia da Pena, em S. Pedro do Sul, pelo Conselho Científico do projecto e o evento foi presidido pelo Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos.

O Centro é a região de turismo com maior número de aldeias a concurso, com 14 aldeias candidatas. Segue-se o Alentejo e Ribatejo com 9 aldeias candidatas, o Norte com 8 aldeias. Açores e Algarve concorrem com 6 aldeias cada. A Madeira conta com 4 aldeias a concurso e Lisboa e Vale do Tejo com 2 aldeias.

Assim, os Açores concorrem com os Biscoitos, na Terceira, na categoria de Aldeias Autênticas, São Lourenço em Santa Maria na categoria de aldeias em áreas protegidas, a Fajã dos Cubres em São Jorge, nas aldeias de mar. Sete Cidades e Furnas, em São Miguel, concorrem na área de aldeias ribeirinhas e a Fajã de São João em São Jorge nas aldeias remotas.

“Nestas 49 pré finalistas estão contempladas as mais emblemáticas aldeias portuguesas. Digno de assinalar é o equilíbrio da distribuição geográfica das aldeias pré finalistas, que ocupam todo o território nacional. Estamos muito satisfeitos com o trabalho feito pelo Painel de Especialistas que retratou na perfeição a enorme diversidade nacional. Quando chegarmos à votação pública antevemos uma competição aguerrida”, explica Luís Segadães, Presidente das 7 Maravilhas ®.

As 49 aldeias pré finalistas resultam da votação do Painel de Especialistas, 49 individualidades, 7 de cada região de turismo do país, que analisou e votou na lista longa de 446 candidaturas. A votação do Painel de Especialistas foi auditada pela PwC, que assegura a idoneidade de todo o processo de votação.

A cerimónia presidida pelo Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, começou com as Boas Vindas de Vítor Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul. O Conselho Científico fez-se representar por Amândio Torres, Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural; Helena Freitas, Coordenadora Nacional da Unidade de Missão para a Valorização do Interior; Teresa Ferreira do Turismo de Portugal; Rogério Rodrigues, Presidente do ICNF; Maria João Botelho, Presidente da Federação Minha Terra; Maria Calado, Presidente do Centro Nacional de Cultura e Carlos Coelho, Presidente da Associação Portugal Genial. Esteve também presente Jorge Costa, Partner da PwC, que entregou no local os envelopes com as 7 eleitas em cada categoria.

A Aldeia da Pena, que passou na votação dos Especialistas e faz parte desta lista de 49 aldeias, tem 7 habitantes, os quais receberam 7 telemóveis, oferta da Iki Mobile, patrocinador oficial das 7 Maravilhas de Portugal ® – Aldeias. “A votação nas aldeias a concurso vai ser feita por chamada telefónica e queríamos ter a certeza que estes habitantes vão poder votar na sua candidata”, explica Tito Cardoso, administrador da Iki Mobile, que esteve presente para assinalar o momento.

A promoção em torno destas 49 aldeias começa agora e a votação arranca em Julho, durante as 7 Galas a emitir aos domingos pela RTP. São 7 Galas, uma por categoria, onde os portugueses vão poder eleger 2 finalistas que passam para a votação final. As 7 vencedoras são conhecidas a 3 de Setembro numa grande Gala Final.

Sem comentários