Header Ads

Reordenamento da Praça Gonçalo Velho em Ponta Delgada



Localizada no centro de Ponta Delgada, a Praça Gonçalo Velho destaca-se pelo monumento das “Portas da Cidade” e pelo memorial ao navegador Gonçalo Velho, descobridor da ilha de S. Miguel. O lugar inicialmente de feira e atividades portuárias transformou-se na Praça Gonçalo Velho na sequência do “Anteplano Geral de Urbanização” de Ponta Delgada, realizado em 1946 e da autoria do arquiteto João Aguiar.

Para dar à Praça características multifuncionais de trabalho, lazer e encontro, esta proposta inclui o alargamento dos passeios e algumas restrições à circulação automóvel atual. 




Depois de alargados, os passeios laterais da praça poderão servir para albergar equipamentos como quiosques, esplanadas e mobiliário urbano.

No plano de circulação rodoviária os veículos apenas poderão circular paralelamente ao mar, ou seja, ao longo da Av. Infante D. Henrique e no troço entre a Rua dos Mercadores e a Praça do Município. Os táxis serão desviados para a Rua dos Mercadores por forma a não cruzarem a praça.

1 comentário: