Header Ads

Um pintor de origem açoriana que atingiu o sucesso no Canadá


Kevin Ledo, um pintor de sucesso de origem açoriana, já atingiu fama internacional e tem visto os seus trabalhos reconhecidos em várias partidas do mundo. Este filho de emigrantes tem uma predilecção pelos Açores e que pode visita a ilha, e apaixona-se pela paisagem.
De família oriunda da Vila de Rabo de Peixe que emigrou para o Canadá, mais propriamente para Montreal, Kevin Ledo diz que a sua vida artística foi profundamente influenciada por dois factores que considera muito significativos, a saber ter sido criado num ambiente familiar profundamente católico e a sua formação de ilustrador. 
Apesar de não ser um católico praticante, nem mesmo um ilustrador, a sua pintura deriva de uma reação espontânea face a estes dois fatores, dado que a sua obra é inspirada fortemente pela iconografia religiosa, pois trabalha muitas vezes com a ideia intermitente de uma “santa Beleza”. 
Dada a sua formação em ilustração e design, interessa-se também pelo modo como a beleza feminina é idealizada e retratada na comunicação social, em particular nas publicidades do grande estilista Lery em Vancouver. 
A sua fama já o levou até a uma exposição no Mode Museum de Hasselt, na Bélgica e pintou En Masse, em Art San Diego, tal como no Museum des Beaux-arts em Montreal. Foi apresentado numa reportagem jornalística na revista Juxtapose, cool Hunting e em numerosas outras publicações, incluindo na Rádio Nacional do Canadá a CBC, bem como nos importantes órgãos de comunicação social, a Gazette e o prestigiado Montreal Mirror. 
A obra do Kevin Ledo esteve presente no Festival do Mural da sociedade do desenvolvimento do Boulevard. St-Laurent, e a sua obra pode ser admirada por todos, pois está situada na Rua Clark entre a Rua Rachel e Duluth. 
Kevin Ledo é um artista reconhecido pela sua impressionante carreira artística e continua a ter muito sucesso, constituindo uma referência na arte mural, a começar pela sua obra de referência que pode ser apreciada desde o túnel de Ouro no Flyjin do Vieux-Montreal e o seu poderoso mural de uma mulher nativa na Rua Clark, no Plateau.
As suas pesquisas sobre figuras religiosas continuaram na série “Ethereal Manifestations”, que faz referência à simbologia religiosa do século XXI e entusiasma-se com a maravilha etérea, preocupando-se igualmente com o idealismo, a beleza que costeia a divindade, a mitologia e o misticismo. 
Trata-se de um artista Quebequense de origem açoriana, crescido em Montreal, numa mistura de culturas étnicas e urbanas, tendo Kevin Ledo passado pelo skate, pelo rave, punk e metal, hip e tecno, e foi muito inspirado pelas comunidades dentro das quais vivenciou.



O seu trabalho tem sido exposto a nível internacional e actualmente está representado pela Galerie Yves Laroche, em Montreal e Ayden Galery.
Por outro lado, o seu trabalho já esteve no Reino do Butão, uma área ao sul do Tibete, onde participou no Festival Internacional de Bhutan. Trata-se de uma localidade remota e isolada, que está praticamente fechada para o mundo e, na verdade, para lá se chegar é necessário fazer um dos vôos mais perigosos, e só há apenas oito pilotos no mundo que estão certificados para o fazer. 
Kevin Ledo foi lá pintar um mural, bem como colaborar com um artista local. Tal como acontece com a maioria de sua obra mural, ele quando chega a um país, planeia fazer um retrato de um indivíduo local, e concretiza logo que lá chega. Kevin Ledo participou ainda em Cancun num outro festival de arte. 
O trabalho deste artista de origem micaelense pode ser também visto na Yves Laroche Gallery e da Estação de 16. Também fez parte de um festival do grupo na Galerie ABISMO em Griffintown chamado Fears conjuntamente com grandes artistas internacionais.
No seu estúdio Mile-End, que ele partilha com outros dois artistas Montreal, Kevin Ledo produz quadros deveras cativantes, sobretudo com figuras humanas; muitas de suas pinturas apresentam representações do “poderoso angelical e meditativo”. 
Para Kevin Ledo, viver em Montreal é ter a sorte de estar cercado pela sinúmeras peças de arte de rua e artistas pioneiros, sendo fácil as pessoas admirarem os famosos murais e graffiti nos bairros que frequentam.
O percurso de Kevin Ledo como artista foi um pouco complicado, pois, crescendo em West Island de Montreal, formou-se no ensino secundário e colegial e depois entrou num programa de ilustração e design. Passou por diferentes trabalhos profissionais, desde do ensino de inglês em Taiwan e foi ali que ele percebeu que ele queria fazer arte. 
Começou por criar um pequeno estúdio e a fazer grafites e passou para as pinturas, mudando-se depois para Vancouver, onde praticou a arte a tempo parcial, continuando a ensinar Inglês. Finalmente decidiu-se pela pintura a tempo inteiro. Depois de viver entre Vancouver, Taiwan e Vancouver Island, Kevin Ledo voltou para Montreal onde há uma grande comunidade de artistas com quem pode trocar ideias, constituindo como que um grupo de apoio, pois existem eventos contínuos em todo o lado. 
Kevin Ledo trabalha em lugares diferentes, como San Diego, New York, Miami, etc., e a sua fama espalha-se um pouco por vários países do mundo. Os Açores, terra dos seus pais, fazem parte das suas memórias, pois o seu lar é um pedacinho destas ilhas na grande ilha de Montreal.

Fonte: Correio dos Açores

Sem comentários