Header Ads

Santa maria, a futura estação da organização europeia para a exploração de satélites meteorológicos já começou a ganhar forma.


Em julho fica concluída a construção do edifício e das infraestruturas; em setembro segue-se a instalação da antena, e dos equipamentos de controlo e processamento de dados. Depois destas duas fases, já será possível inaugurar a primeira estação da Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT) em solo nacional. A futura estação já está em construção na ilha de Santa Maria, Açores, com o propósito de receber dados de uma nova geração de satélites e garantir a cobertura dos sistemas de previsão de meteorológica da EUMETSAT com dados da região norte do Atlântico. Só depois de 2021, a nova estação que vai ser operada pela Edisoft deverá estrear-se nas comunicações com satélites.

«A nova estação vai operar dentro da rede de estações da EUMETSAT para a aquisição de dados meteorológicos enviados pela nova constelação de satélites de órbita polar EPS SG», explica Ricardo Conde, gestor do Segmento Terrestre da Edisoft.

É através desta nova infraestrutura, que recebeu o nome de Direct Broadcast Azores (DBA), que serão estabelecidas as comunicações com a segunda geração de satélites meteorológicos que a EUMETSAT deverá estrear em 2021. A construção do edifício e das infraestruturas está orçada em meio milhão de euros, explica a Edisoft. A nova estação DBA está desenhada para se manter em operações durante 25 anos.


«Não havia nenhuma estação deste género em Portugal. Com esta infraestrutura passamos a fazer parte do segmento terrestre da EUMETSAT. O que nos permite adquirir valências e aumentar as capacidades da Edisoft neste segmento», acrescenta Ricardo Conde.

A nova estação é uma das componentes com que a Edisoft pretende dar início a um novo projeto: a constituição de um teleporto, que funciona como uma gateway que permite a diferentes entidades comunicarem com diferentes constelações de satélites. O teleporto deverá estar criado até final do ano.

Fonte: exameinformatica.sapo.pt

Sem comentários