Header Ads

Açores trabalham para ser o 6.º destino turístico sustentável do mundo

O arquipélago português não recebeu ‘Óscares’ de turismo, mas prepara-se para um prémio ainda maior: a certificação como destino sustentável, em que ainda só há raros casos no mundo, como a Islândia



Os Açores estão em vias de ser o primeiro arquipélago do mundo com a certificação de turismo sustentável em 2019. Segundo Marta Guerreiro, secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, o processo está bem encaminhado no sentido de a região poder receber, até ao final do próximo ano, este selo de qualidade do Global Sustainable Tourism Council (GSTC) e que tem a chancela das Nações Unidas.
“É uma responsabilidade enorme, mas uma oportunidade fantástica para os Açores. É a prova de que é possível crescer no turismo preservando o maior ativo que temos, que é o nosso legado natural e patrimonial”, frisa Marta Guerreiro, lembrando que o arquipélago integra 123 áreas protegidas, incluindo território submerso.

Garantir que o crescimento do turismo não degrada a paisagem é uma das metas da certificação que está na calha para os Açores
Garantir que o crescimento do turismo não degrada a paisagem é uma das metas da certificação que está na calha para os Açores
NUNO BOTELHO

De momento, só há cinco destinos no planeta com este selo de turismo sustentável – Islândia, Nova Zelândia, Austrália, México e, mais recentemente, a zona de Huangshan na China – e prevê-se que os Açores possam ser o próximo a receber esta certificação exclusiva e que envolve requisitos apertados.
Para obter a certificação, os Açores têm de cumprir as metas de mais de 40 critérios do Global de Turismo Sustentável (GSTC), que periodicamente são avaliados. Os próprios critérios do GSTC são recentes e foram construídos já à luz do novo debate sobre o impacto que o turismo está a ter junto das populações. Um dos objetivos é evitar que as “comunidades possam desenvolver uma atitude negativa em relação a turistas que não as respeitam, o que foi demonstrado em casos recentes como Amesterdão ou Barcelona”, conforme sublinhou o presidente do GSTC, Luigi Cabrini, em dezembro de 2017, na ocasião em que os Açores formalizaram a candidatura a esta certificação.
“Optámos pelo caminho mais difícil, havia outras certificações mundiais nesta área de turismo sustentável, mas decidimos seguir o processo de certificação mais exigente”, salienta a Marta Guerreiro.
Além da análise ao detalhe dos impactos que o turismo está a ter ao nível de consumos de energia, água ou outros recursos, os Açores também estão a ser avaliados pelo GSTC na generalidade das matérias associadas aos efeitos sobre o ambiente natural e o património cultural, no sentido de assegurar que não há pressão turística na região a níveis que ponham em risco a perda de identidade do destino.




As mais de 70 fajãs constituem um património natural único da ilha de São Jorge
As mais de 70 fajãs constituem um património natural único da ilha de São Jorge
D.R.

“O grande foco tem de estar na comunidade local, esta deve ser parte ativa e um dos principais pilares nesta construção de turismo sustentável”, frisa Luigi Cabrini, advertindo que o objetivo “não é só construir um destino turístico, é certificar que tem a procura certa. É preciso mostrar números, mas é mais importante ver se a comunidade local efetivamente ganha com o turismo”.
O foco principal desta certificação é garantir que “a população local é parte ativa e um dos principais pilares nesta construção de turismo sustentável, e que efetivamente ganha com o turismo”, conforme sublinhou também o presidente do GSTC na altura em que os Açores formalizaram a candidatura.

ORÇAMENTO DE 29 MILHÕES DE EUROS APROVADO PARA O TURISMO

Os Açores são o destino nacional que evidencia o mais acelerado crescimento turístico, e desde os últimos três anos – altura em que o espaço aéreo foi liberalizado, permitindo a operação de companhias aéreas de baixo custo – as dormidas na região subiram 93%.

Vai ser criada uma zona de apoio para subir à montanha do Pico em 2019
Vai ser criada uma zona de apoio para subir à montanha do Pico em 2019
D.R.

“Duplicámos os indicadores em três anos, é natural que isto assuste o cidadão, mas nos Açores a pressão turística ainda é reduzida e acreditamos que vamos encontrar o ponto de equilíbrio neste crescimento que estamos a ter”, sustenta a secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo.
Segundo Marta Guerreiro, a intensidade turística nos Açores é de 2,7%, quando na Madeira é de 8%, na ilha de Menorca de 18% e em Lanzarote de 39%. Trata-se do indicador que mede quantos turistas o destino tem face à população por cada dia no ano.
“Significa que em cada 100 pessoas nos Açores, três são turistas. É o dobro do que tínhamos há uns anos, mas continua a ser pouco”, considera a responsável de Turismo e Ambiente do Governo autónomo, para quem “há uma boa margem para crescimento sem nos aproximarmos de realidades que não queremos ter nos Açores”.

A intensidade turística nos Açores é de 2,7%, um terço da registada na Madeira
A intensidade turística nos Açores é de 2,7%, um terço da registada na Madeira
D.R.


in expresso.sapo.pt

Sem comentários