Header Ads

Dia dos Amigos - Uma tradição Açoriana



O início da tradição


Calcula-se que esta tradição tenha cerca de 100 anos. Nas várias freguesias de cada ilha do Arquipélago dos Açores as pessoas reuniam-se às quintas-feiras, conhecidas como noites de serões, para escolher o trigo e outros cereais que seriam utilizados nas comemorações do Espírito Santo. Durante a noite eram declamadas poesias e cantigas que exaltavam a amizade. 

Com o passar dos anos, a tradição manteve-se, mas o objectivo evoluiu ao sabor das vontades e a acompanhar os novos tempos.


Hoje


As quatro quintas-feiras, antes do Carnaval, são dedicadas a um encontro diferente e diferenciado, os açorianos dedicam estes quatro dias a festejos muito particulares. Festejos estes, que começam com os amigos, passam para as amigas, seguem com os compadres e terminam nas comadres.

As quintas-feiras festivas iniciam-se com o Dia de Amigos (foi comemorado na passada quinta-feira). Dita a tradição que, a primeira quinta-feira, das quatro que antecedem o Carnaval está guardada para um bom “serão” entre homens.

Um amigo convida outro amigo, que traz mais um e outro ainda. Um grupo junta-se a outro e por vezes os grupos ficam tão alargados que se juntam pessoas que nem se conhecem. Jantam, bebem, divertem-se. Os restaurantes, bares de strip e discotecas enchem-se de homens que aproveitam para, nesse dia, matar saudades de amigos - ou mesmo fortalecer laços de amizade - sempre acompanhados de muita comida e bebida. 
A restauração e os clubes nocturnos fecham as portas às mulheres e apenas autorizam a entrada a grupos masculinos.

Na próxima quinta-feira cabe às mulheres “vingarem-se” dos homens. No Dia das Amigas, os homens ficam em casa e as mulheres saem para jantar – por vezes mascaradas com fantasias de Carnaval - para festejar o valor da amizade de forma alegre diferente.

Sem comentários