Header Ads

Rali dos Açores já foi apresentado na Lagoa



A 54ª edição do Rali dos Açores foi apresentado terça-feira em Lagoa pelos organizadores, e vai para a estrada entre 21 e 23 de março.

O Grupo Desportivo e Comercial revelou uma prova que será a segunda do Campeonato de Portugal de Ralis e mais uma vez marca o arranque do Campeonato da Europa da disciplina.

Entre as novidades para a prova que se disputa este ano na ilha de São Miguel está a ‘City Show’, que terá lugar nas ruas de Ponta Delgada, e que tem como ponto de partida a Avenida Kopke, ao lado do histórico Forte de São Brás, seguindo em direção a nascente e terá o seu final pouco antes do Parque de Assistência.

A qualificação da prova açoriana tem lugar no habitual troço de Remédios na manhã de 21 de março. Sensivelmente a meio da tarde o rali começa com o regresso da especial Coroa da Mata, numa versão mais extensa, com início próximo do miradouro de Santa Iria e a ganhar quase três quilómetros em relação à versão de 2014.



Segue-se a nova especial Mediana/Remédios, que utiliza partes do antigo Soluções M, com a incursão pela pista de motocross, com dois saltos interessantes, seguindo pela mata da Agraçor, até ligar à secção final, que irá terminar em Remédios, próximo do Parque Natural de Macela. O primeiro dia termina mais uma vez na super especial Grupo Marques, que terá cerca de 200 metros a mais em relação ao ano passado.


A primeira etapa continuará na sexta-feira, 22 de março, com dupla passagem em três especiais renovadas na zona poente da ilha de São Miguel. O troço de Pico da Pedra perde a secção de asfalto inicial, mas irá ganhar cerca de quatro quilómetros em piso de terra mais a norte, para depois retomar os restantes seis quilómetros de 2018.

Para a mítica especial de Sete Cidades há a registar a recuperação da versão disputada em 2014, com o aproveitamento da primeira cumeeira, tendo menos quilómetros a subir, tal como a nova especial de Vista do Rei/Feiteiras, que tem uma nova versão com três quilómetros, para depois retomar cerca de cinco quilómetros da versão anterior, mas em sentido inverso. O dia termina como no ano passado, com nova passagem pelo Grupo Marques.

Há alterações também na última etapa, que se inicia na especial de Graminhais, com um novo início, acrescentado em cerca de dois quilómetros. Mas o troço da Troqueira mantém a versão de 2018, sendo mesmo a única especial sem qualquer alteração.

A penúltima secção termina com uma única passagem por Vila Franca/São Brás, onde foi retirada a derradeira descida abrasiva em piso de asfalto, seguindo-se por Graminhais e Tronqueira, que antecede a cerimónia do pódio em Ponta Delgada.

in ptjornal.com

Sem comentários