Header Ads

TERCEIRA: O CENÁRIO IDÍLICO PARA OS AMANTES DA NATUREZA

Entre os trilhos pedestres, os circuitos para os amantes de BTT e o mergulho, esta ilha açoriana é o local ideal para um ‘city-break’.


Com espaços verdes a perder de vista, a Ilha Terceira é conhecida pela sua planície interior, dividida por muros de pedra vulcânica que lhe valeram o nome de “manta de retalhos”. À paisagem deslumbrante acrescem locais históricos como o Forte de São Sebastião, o antigo Convento de São Francisco, a Sé Catedral ou o Obelisco do Alto da Memória.
Mas este cenário deslumbrante convida a desligar da rotina diária, respirar fundo e entrar em contacto com a natureza. Devido à sua popularidade, a TAP tem voos diários para a ilha Terceira a partir dos principais aeroportos nacionais. Esteja atento às promoções e certamente encontrará um preço vantajoso para conhecer esta surpreendente ilha açoriana.
Siga as nossas sugestões imperdíveis. 

PARA OS AMANTES DE BTT 

Aventure-se por um trilho que o conduzirá por um cenário deslumbrante. A Ilha Terceira tem três circuitos para os amantes de bicicletas, mas aconselha-se alguma experiência. O primeiro, de cerca de 74 quilómetros, conta com uma média de quatro horas de caminho e parte da Praia da Vitória em direção à Serra de Santa Bárbara. Irá pedalar por locais surpreendentes, mas o percurso é classificado como “difícil”.
BTT
Ainda partindo do mesmo local e em direção ao mesmo destino, existe um outro circuito, de dificuldade “extrema” para os mais experientes e que passa por Angra do Heroísmo, desbravando as colinas da ilha. O circuito “moderado” dá a volta à Ilha Terceira, numa duração média de entre quatro a cinco horas, em cerca de 80 quilómetros. 

DESBRAVE A TERCEIRA A CAMINHAR 

Haverá poucos lugares mais convidativos a um trail do que os Açores e a Ilha Terceira não é exceção. A paisagem deslumbrante, onde o verde da vegetação se confunde com o azul do mar, convida ao contacto com a natureza, quer para os mais experientes em caminhadas, quer para os iniciados.
O circuito da Baía da Agualva, de nível fácil, tem a duração média de duas horas, num total de 4 quilómetros. Partindo de Pico dos Loiros, irá caminhar entre a Baía das Pombas e a Ponta do Mistério, entre outros locais deslumbrantes da ilha. Ainda no nível fácil e igualmente bonito temos o trilho do Monte Brasil. Com cerca de 7,5 quilómetros, este percurso inicia-se no Parque do Relvão, em Angra do Heroísmo, e passa pela Fortaleza de São João Batista, Ermida de Santo António, até ao parque do Monte Brasil. A partir daqui seguirá em direção ao Pico do Facho, ao Forte da Quebrada, ao Miradouro da Caldeira e por fim ao Pico das Cruzinhas.
trail
Para os mais experientes em aventura, o percurso Mistérios Negros é imperdível. Com uma extensão de 5,8 quilómetros, é classificado como “difícil”, mas vale a pena. Com inicio na Lagoa do Negro, irá passar por vegetação que inclui cedros de mato e contornará um dos vários domos traquíticos que resultaram da erupção de 1761. Magistral será pouco para descrever esta experiência. 

MERGULHAR NA TERCEIRA 

São vários os locais perfeitos para a prática de mergulho nesta ilha. As Arcadas do Judeu são um dos spots mais conhecidos, por ser acessível a mergulhadores com qualquer tipo de experiência. Fica próximo do Porto de Judeu, e as suas formações rochosas tornam a paisagem inesquecível. É ideal para o mergulho noturno, para fotografia subaquática, para o batismo de mergulho e para o snorkelling.
A Gruta do Ilhéu das Cabras é outro dos locais ideais para todo o tipo de mergulhadores. Neste local com 24 metros de profundidade, será possível ver de perto a fauna típica, tais como bicudas, lírios e anchovas. Já a Baixa da Vila Nova é procurada pelos mais experientes, aconselhando-se cuidado com as correntes. Com profundidade que pode oscilar entre os 12 e os 30 metros, existe uma grande variedade de espécies como peixes pelágicos, lírios, cardumes de chicharro ou peixes-rainha.
mergulhar
Os mergulhadores mais experientes procuram ainda Fradinhos, que devido à distância da costa e às correntes fortes requer cuidados redobrados. Fradinhos é na verdade um conjunto de ilhéus, localizados a cerca de cinco milhas náuticas do sueste da ilha, com o topo emerso de um cone vulcânico submarino. A vasta fauna conquista os amantes de fotografia subaquática. 

Sem comentários