Header Ads

Açores Ladies Open 2014



Três campeãs nacionais, Mónia Bernardo, Susana Ribeiro e Leonor Bessa, irão disputar a quarta edição do Açores Ladies Open, o mais importante torneio de golfe feminino português, que em 2014 regressa ao Batalha Golf Course da ilha de São Miguel e que tem o Record como jornal oficial.

Mónia Bernardo, que representa o Sheraton Pine Cliffs, onde é treinadora, venceu este ano, pela terceira vez na sua carreira, o Campeonato Nacional PGA (para profissionais), repetindo os sucessos de 2007 e 2011. A madeirense residente no Algarve é a única profissional portuguesa que compete com alguma regularidade em circuitos internacionais e também no PGA Portugal Tour, mas nas duas últimas épocas tem sido muito prejudicada por lesões.

Susana Ribeiro joga pelo Club de Golf de Miramar e ganhou em 2014, pelo segundo ano consecutivo, o Campeonato Nacional Amador Peugeot. E apesar de este ano não ter registado bons resultados no Campeonato da Europa e no Campeonato do Mundo, obteve a sua melhor classificação de sempre num torneio internacional, ao ser 15ª no Campeonato Internacional Amador de Espanha de Stroke Play.

Leonor Bessa é igualmente do Club de Golf de Miramar e, não obstante ser ainda juvenil, tem um palmarés impressionante. Foi duas vezes campeã nacional de sub-14 e este ano somou o seu segundo título seguido de campeã nacional de sub-16. Desde 2012 que representa Portugal no Campeonato do Mundo e este ano foi 12ª no European Young Masters, na Alemanha. É a única que se estreia para a semana, não só no Açores Ladies Open, como até mesmo em torneios de profissionais.

É uma forte representação nacional, que poderia ter sido ainda acrescida de Rita Félix, Sofia Câmara e Berenice Nunes Pedro, jogadoras que, por diversas razões, apesar de convidadas, não puderam participar.

Participação recorde

O Açores Ladies Open é um torneio do Ladies European Tour Access Series (LETAS), a II Divisão do golfe profissional europeu feminino. É o único evento feminino português integrado em circuitos profissionais internacionais.

Estarão em jogo 30 mil euros em prémios monetários, um aumento de 5 mil euros em relação ao ano passado, o que irá traduzir-se numa lista de inscritas de qualidade superior à dos anos anteriores, que já tinha sido bastante elevada.

Também pela primeira vez o torneio, apoiado pela Associação de Turismo dos Açores e pela Azores Golf Islands/Ilhas de Valor, irá apresentar três golfistas nacionais.

Em 2011 o torneio estreou-se no Batalha e não houve qualquer portuguesa a jogar.

Em 2012, Sofia Câmara foi a única portuguesa a passar o cut, com 14 acima do Par do Batalha, numa segunda edição fustigada por dois furacões que levaram o torneio a ser encurtado para 36 buracos. Sofia Câmara nem jogou a terceira volta e terminou num bom 19º lugar. Mónia Bernardo também jogou duas voltas mas falhou o cut (+17). Não admira que Mónia Bernardo deseje que «desta vez o tempo não nos passe a perna».

No ano passado o Açores Ladies Open viajou pela primeira vez ao Clube de Golfe da Ilha Terceira, com a participação de Susana Ribeiro e Sofia Câmara. Falharam ambas o cut, com 9 acima do Par e +20, respetivamente, mas Susana Ribeiro ficou com um sabor amargo na boca pois foi por 1 única pancada que não se apurou para a última volta.

in Record

Sem comentários