Header Ads

A História da Base das Lajes | Lajes Field History in the Azores


Sabia que a Base das Lajes foi criada no contexto da 2ª guerra mundial ?

O início da construção da pista de terra compactada, deu-se em 1934 pelo então coronel Eduardo Gomes da Silva. Com a eclosão da Segunda Guerra, por volta de 1940, e o receio de um desembarque da Alemanha Nazi no arquipélago, ressaltou a importância da implantação de uma estrutura aeroportuária de grandes dimensões nos Açores para defesa, e principalmente para ponto de apoio das forças aliadas como a Grã-Bretanha e os Estados Unidos.

Nessa altura, o Governo de Portugal enviou fortes contingentes militares para as ilhas, onde se incluíam unidades da Aeronáutica Militar do Exército Português que se instalaram em várias bases no arquipélago.

A implantação de uma pista de aviação de maior porte nas Lajes teve lugar a partir de 1941.

1 comentário:

  1. As vezes pergunto-me porque há tantos antiamericanos em Portugal , Portugal sem a europa e sem a América era um canto sem desenvolvimento algum Portugal vivew nas costas de todo o mundo e tem uma esquerda politica constituída de pessoas da mais baixa e inutil qualidade que há no planeta , ouvi ainda não há muito tempo o lixo comuna e outra da esquerda a querer afastar os americanos da base das lages , quando os americanos decidiram entao sair o lixzo esquerdoide e inutil comuna já xorava porque muitos acoreanos íam para o desemprego . aposto que essse lixo esquerdoide que só reclama regalias sem se esforçar para as obter a nao ser fazer greves nunca se preocupou com esses acoreanos que íam para o desemprego .

    ResponderEliminar