Header Ads

Ilha Terceira vai ser palco dos XIX Jogos da Ilhas



Os XIX Jogos das Ilhas, uma iniciativa do COJI – Comité d´Organisation Jeux des Iles, vão ser disputados entre 28 e 30 de maio, na ilha Terceira, com a participação das seleções de Cabo Verde, Córsega, Martinica, Sicília, Sardenha, Elba e Açores, num total de cerca de 400 atletas.

As nove modalidades em disputa nos três dias de provas são atletismo, judo, ténis, natação, ténis de mesa, vela, voleibol, futebol, que regressa a esta competição, e râguebi de sete, que ocorre pela primeira vez.

Na apresentação do evento, o Diretor Regional do Desporto, que é o responsável pela edição de 2015, salientou que estes Jogos visam “a promoção do desporto no seio da juventude insular europeia, como fator de integração e de coesão social”, tendo ainda em vista promover o “espírito olímpico” entre a juventude, como forma de assegurar “os princípios fundamentais do ‘jogo limpo’”.

António Gomes afirmou que a realização destes Jogos nos Açores trará um benefício para a Região superior aos cerca de 150 mil euros necessários para a organização do evento, atendendo a que as delegações suportam a totalidade dos seus encargos.

Por outro lado, o Diretor Regional do Desporto rejeitou a ideia de que a realização futura destes jogos “esteja em perigo”, já que o COJI “saberá, como fez agora para esta edição com a reintrodução do futebol e com a introdução do râguebi de sete, encontrar as melhores soluções” para que o espírito destes jogos, inspirados em 1989 por Pierre Santoni, presidente do Comité Regional Olímpico e Desportivo da Córsega, se mantenha atual.

Os Jogos das Ilhas, que se realizaram pela primeira vez em 1997, em Ajácio, na Córsega, e decorrem pela terceira vez nos Açores, terão como palco as instalações desportivas existentes nas cidades de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória.
GaCS/DRD

Sem comentários