Header Ads

Ator Açoriano Paul Moniz de Sá vai ser estrela no novo filme de Steven Spielberg



O português Paul Moniz de Sá, é um dos atores escolhido por Steven Spielberg, para o seu último filme. “O Bom Gigante Amigo”, dos estúdios da Walt Disney, estreia a 1 de julho nos EUA. Tudo indica que vai ser um sucesso entre entre os açorianos emigrantes na América... porque Paul nasceu nos Açores

O site do ator português Paul Moniz de Sá, natural dos Açores, abre com uma imagem dos Açores: uma lagoa e hortênsias: “São Miguel é uma boa parte de mim”, escreve Paul, que deixou a ilha ainda criança, quando os seus pais emigraram para o Canadá.

Algumas décadas depois e já adulto, os portugueses vão poder vê-lo nos écrãs de cinema, porque Paul é um dos gigantes que entra no último filme de Steven Spielberg, dos estúdios da Walt Disney, que estreia nos Estados Unidos a 1 de julho.

O filme, que em inglês se intitula “BFG” fala de gigantes amigos e foi “uma das experiências mais marcantes” da vida de Paul: “Steven Spielberg é um realizador inspirador. O elenco e a equipa eram espetaculares. Não sentia que estava a trabalhar. Sentia que estava a fazer magia com amigos”, explica Moniz de Sá, através do seu endereço na internet.

“The BFG”, conta a história de uma menina órfã que se torna amiga de um gigante. Juntos partem numa aventura para eliminar os gigantes que estão a aterrorizar os humanos. É uma adaptação do romance do mesmo nome do escritor britânico Roald Dahl, e inclui ainda o ator Mark Rylance, que desempenha o papel do gigante amigo (e que venceu em fevereiro o Óscar de melhor ator secundário, por outro filme de Spielberg, "Ponte dos espiões"), Ruby Barnhill, no papel da órfã Sophie, Bill Hader e Penelope Wilton, entre outros atores.

“No início de 2015, o meu agente ligou-me a dizer que tinha sido escolhido para um filme de Steven Spielberg. Acho que a minha reação ao telefone foi: ‘c'um caraças’, enquanto saltava no corredor. Foi uma experiência incrível que nunca vou esquecer”.


PAUL SAIU DOS AÇORES EM CRIANÇA

A Lusa lembra que Paul Moniz de Sá vive em Vancouver e partiu de São Miguel para o Canadá, com os pais e os oito irmãos, quando ainda era criança. "Apesar de ter vindo para o Canadá quando era muito novo, São Miguel continua a ser uma grande parte daquilo que sou. É a minha herança. É o ponto central das histórias que a minha 'vavó' e outros na minha família contam. De muitas formas, é o ponto de onde vem o meu amor pelas artes", explica no seu site.

Moniz de Sá conta ainda que, apesar de todos os irmãos serem muito diferentes, foram eles que o ajudaram, quando decidiu ser ator."Quando quis ir para o Arts Umbrella para estudar representação, foram as minhas irmãs mais velhas que me ajudaram a ter dinheiro para pagar", lembra.

Desde que se licenciou, em 1997, já participou em séries de televisão como "The X-Files" e "Smallville". Além de televisão, tem vasta experiência em teatro, tendo recebido dois prémios Jessie Richardson, o troféu de teatro da cidade de Vancouver, pelo seu trabalho nas peças "The lion, the witch and the wardrobe" e "The overcoat" . O português trabalha ainda como professor de representação, diretor de som e encenador, estando, entre os dias 12 e 22 de maio, a dirigir a peça "Julius Caesar", no festival Arts Umbrella, em Vancouver.

in Expresso

Sem comentários