Header Ads

Fotógrafo açoriano é o vencedor do Prémio Sony para Portugal

@Luís Godinho 

O fotógrafo Luís Godinho foi o vencedor do Prémio Nacional de Portugal dos Sony World Photography Awards 2017, com a fotografia 'Janela', captada no Senegal, foi hoje anunciado pela organização.

Nesta competição mundial de fotografia organizada pela Sony, são atribuídos anualmente prémios individuais em 10 categorias na competição Open, e também prémios nacionais, em 65 países.

A fotografia 'Janela' foi captada por Luís Godinho no Senegal, na aldeia de Parba em abril de 2016, numa missão humanitária da Fundação Assistência Médica Internacional (AMI) que o fotógrafo acompanhou.

"Durante os dias em que os missionários estão a trabalhar, as crianças andam sempre por perto, e criam laços muito fortes. Na hora de despedida é um momento difícil e um aperto muito grande no coração. Nesta fotografia a menina está pendurada na janela do autocarro para ficar o mais tempo possível perto de nós", explica o fotógrafo num comunicado divulgado pela organização.

"Ter o meu trabalho reconhecido aqui, entre milhares de fotos é como se estivesse a viver um sonho, um orgulho e um privilégio. Fico muito grato por terem escolhido a minha fotografia, e por ter ganho este fantástico prémio. Sem dúvida que dá ainda mais alento e vontade de trabalhar, aumentado assim também a minha responsabilidade", comenta o vencedor português no mesmo texto.

Nascido em 1983 em Angra do Heroísmo, nos Açores, Luís Godinho concluiu a licenciatura em Engenharia e Gestão do Ambiente na Universidade dos Açores, em 2009, dedicando-se à fotografia desde 2008, sobretudo de rua, de viagem e fotojornalismo.

Ainda no Prémio Nacional de Portugal foram atribuídas distinções a Luís Pina, pela imagem 'O Paraíso é uma Biblioteca' (2º lugar), e a Nuno Teixeira, pela imagem 'A Minha Musica para Ti' (3º lugar).

O trabalho vencedor de Luís Godinho será exibido ao lado das outras imagens vencedoras e premiadas do Prémio Sony World Photography Awards & Exposição Martin Parr - 2017, em Londres, de 21 de abril a 07 de maio, e publicada no livro anual dos vencedores.

Sem comentários