Header Ads

Passeio Panorâmico das Baías de Angra: 8km para ver a cidade de lés a lés





Há um novo trajeto na cidade de Angra do Heroísmo e uma oportunidade para apreciá-la de perspetivas diferentes. A 18 de junho de 2018, na presença do Ministro da Defesa Nacional José Alberto Azevedo Lopes, a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo inaugurou o caminho pedestre que liga o Tanque do Azeite (localizado junto à entrada principal do Relvão) ao Forno da Cal (integrado na zona do Fanal). Este trecho, com 745m de extensão, atravessa a esplanada da Fortaleza de São João Batista e um Bosque de Dragoeiros, com 200 exemplares jovens, já reconhecido como o maior dos Açores.

Paralelamente a este percurso, é inaugurado o Passeio Panorâmico das Baías de Angra, que liga a Baía das Águas, de Angra, do Fanal e da Silveira, num itinerário com cerca de 5 km que atravessa a cidade do nascente ao poente.

Este novo equipamento vem contribuir para a saúde e bem-estar dos angrenses, uma vez que satisfaz a distância mínima diária recomendada a percorrer por dia, e elucida os turistas sobre a arquitectura da cidade insular e a forma como está integrada na paisagem.  A meio do percurso, para prestar apoio aos transeuntes, está a Casa Palhoça, recuperada pela autarquia, com informação interpretativa, e o Parque de Estacionamento do Relvão, com capacidade para 200 viaturas.

Todos os pontos de partida do Passeio Panorâmico estarão devidamente sinalizados, indicando o que pode ser visto em cada trecho, qual é o respectivo comprimento e grau de dificuldade. Além da visão este e oeste, há um segmento até à Memória, para uma apreciação a partir do norte, e outra até ao Pico das Cruzinhas, a sul da cidade. No total, o Passeio Panorâmico das Baías de Angra tem mais de 8 km de extensão.

A última parte do trajeto ficará completa com a obra que está a ser realizada no Fanal, que contará com um passadiço sob as Areias Brancas e uma zona para banhos.

A obra resultou de uma da relação profícua entre a autarquia e o Exército, através do Ministério da Defesa, que permitiu potenciar o lugar do Relvão, que se encontrava em impasses sucessivos desde o século XX. O Ministro da Defesa Nacional por seu turno, elogiou o trato que a cidade tem dado ao património e salientou a abertura dos militares para preservar as heranças históricas.

A autarquia acredita que Passeio Panorâmico das Baías de Angra valorizará a cidade, contribuindo para a sua afirmação como um lugar de excelência para viver, visitar, estudar ou investir.

Sem comentários