Header Ads

Tio e sobrinho encontrados com vida nos Açores



Dois homens, tio e sobrinho, que se encontravam desaparecidos desde sábado na costa da Ribeirinha, na ilha do Faial, Açores, foram resgatados este domingo por um helicóptero da Força Aérea, poucos minutos depois de terem sido retomadas as buscas.

Os dois tinham saído de casa na manhã de sábado para a apanha da erva patinha (uma espécie de alga utilizada na alimentação), mas a família só alertou para o desaparecimento ao final do dia.

A informação foi confirmada à agência Lusa pelo capitão do porto da Horta, Rafael da Silva, que adiantou que os dois homens foram avistados na costa norte (entre o farol da Ribeirinha e a ponta dos Cedros), por um helicóptero Merlin da Força Aérea, que se tinha juntado às operações de busca e salvamento ao início do dia.

“Não sabemos ainda, ao certo, o que se passou, porque ainda não tivemos oportunidade de falar com eles, mas sei que estão bem, embora apresentem sinais de hipotermia”, explicou Rafael da Silva, satisfeito com o “final feliz” deste episódio.

Tio e sobrinho foram encaminhados, entretanto, de helicóptero, para o Hospital da Horta, para serem observados por um médico, mas estarão livres de perigo.

As buscas, feitas inicialmente apenas por mar e por terra, foram suspensas às 22:30 locais (mais uma hora em Lisboa), e retomadas esta manhã, por volta das 07:30, apesar das condições climatéricas adversas que se têm feito sentir no Grupo Central, com chuva, por vezes forte, e vento forte com rajadas até aos 70 km/h.

As autoridades vão agora tentar perceber as causas deste desaparecimento, mas é provável que os dois homens tenham ficado retidos na costa, que é de difícil acesso naquela zona da ilha, devido às condições climatéricas que se faziam sentir.
Suspensas buscas pelos dois homens desaparecidos nos Açores

As buscas para encontrar os dois homens desaparecidos no sábado na costa da freguesia da Ribeirinha, ilha do Faial, quando se encontravam na apanha de erva patinha, foram suspensas pelas 22:30 locais (23:30 em Lisboa).

A informação foi dada hoje à agência Lusa pelo capitão do porto da Horta.

Segundo Rafael da Silva, não foram encontrados vestígios dos dois homens, tio e sobrinho, de 34 e 18 anos, respetivamente, pelo que as buscas serão retomadas pelas 07:30 de hoje (08:30 em Lisboa), eventualmente com um reforço dos meios, quer terrestres, quer marítimos.

As autoridades locais temem que os dois desaparecidos possam ter sido arrastados para o mar pela ondulação, devido ao mau tempo que se tem feito sentir na região.

De acordo com o capitão do porto, os dois homens deslocaram-se de manhã para a orla costeira da freguesia da Ribeirinha, para a apanha daquela erva (uma espécie de alga utilizada na alimentação), mas os familiares só alertaram as autoridades dando conta do seu desaparecimento ao final da tarde.

As ilhas do Grupo Central (Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira) estão mesmo sob aviso amarelo devido à passagem de uma superfície frontal fria, “com atividade moderada a forte”, que tem provocado o agravamento do estado do tempo no arquipélago.

De acordo com o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), as previsões meteorológicas para hoje apontam para céu muito nublado, períodos de chuva e vento sueste muito fresco com rajadas até aos 70 km/h e mar grosso, com ondas do quadrante sul de três a quatro metros.

Sem comentários