Header Ads

Chef açoriana vai trabalhar para restaurante com 2 estrelas Michelin



Campeã dos Açores e de Portugal, a terceirense Ana Filipa Carolas prepara-se para iniciar o seu percurso profissional na alta cozinha em Lisboa.

A ex-aluna da Escola Profissional da Praia da Vitória, Ana Filipa Carolas, vai integrar a equipa da cozinha do restaurante Belcanto, em Lisboa, classificado com duas estrelas Michelin e cotado como o 42º melhor restaurante do mundo.
A jovem terceirense natural da Vila das Lajes ingressa no Belcanto do chef José Avillez, depois de ter efetuado um estágio de quatro meses no restaurante lisboeta entre março e junho deste ano, que contou com mais sete candidatos ao lugar.
O início do seu percurso na alta cozinha está marcado para 17 de setembro, altura em que começa a trabalhar naquele que é o mais emblemático restaurante do Grupo Avillez e considerado como um dos melhores de Portugal.
Em declarações ao DI, Ana Filipa Carolas disse que está “entusiasmada com a oportunidade” de integrar a cozinha de um restaurante tão prestigiado.
No entanto, assegura que o início do seu percurso profissional vai ser “uma aprendizagem” em que pretende demonstrar as suas capacidades.

Para o chef Raul Sousa, docente da Escola Profissional da Praia da Vitória, a entrada de Ana Filipa Carolas na cozinha do Belcanto “é um orgulho” e uma demonstração das capacidades dos jovens açorianos que ingressam no ensino profissional.
Sobre o futuro profissional de Ana Filipa Carolas, assegurou ontem ao DI que a jovem terceirense tem todas as condições para se afirmar no mundo da alta cozinha, porque “é humilde, tem uma determinação muito grande e muita vontade de aprender”.
Recorde-se que Ana Filipa Carolas esteve, recentemente, em Kazan (Rússia), onde representou Portugal no Campeonato do Mundo das Profissões (Worldskills), na modalidade de cozinha, competição que contou com concorrentes de 46 países e onde apresentou um menu constituído por quatro pratos (sopa, prato de carne, prato de peixe e sobremesa), de acordo com a orientação do chef Raul Sousa, docente da Escola Profissional da Praia da Vitória.
A representante de Portugal na categoria de cozinha no Worldskills conquistou 695 pontos durante os quatro dias de prova, ficando apenas a cinco pontos da classificação de “Excelência” que lhe permitia ascender ao pódio da competição.
Antes de participar no Worldskills, Ana Filipa Carolas esteve no Campeonato Europeu das Profissões (Euroskills) e conquistou os títulos de campeã dos Açores e de Portugal na categoria de cozinha.

Fonte: Correio dos Açores

Sem comentários