Header Ads

Passageiros dos Açores têm que preencher formulário antes de viajar para o continente


Todos os passageiros dos voos com destino ou escala em Portugal continental estão obrigados a preencher online o Formulário de Localização de Passageiros.


Todos os passageiros provenientes dos Açores com destino ou com escala programada no continente estão obrigados, a partir de quinta-feira, a preencher um formulário de localização, anunciou esta quarta-feira o Governo Regional açoriano.

Segundo a nota de imprensa, “de acordo com as disposições do decreto-lei n.º 105-A/2021, de 30 de novembro, todos os passageiros dos voos com destino ou escala em Portugal continental (incluindo os passageiros da Região Autónoma dos Açores) estão obrigados a preencher o Formulário de Localização de Passageiros”.

Esta obrigatoriedade aplica-se também a passageiros de navios de cruzeiro que atraquem nos terminais localizados em território continental, sendo que o formulário é preenchido exclusivamente online através do link que pode aceder aqui.

No caso dos passageiros de transporte aéreo, o formulário deve ser submetido após o check-in e antes da hora do embarque.

Segundo o executivo açoriano, o formulário “é uma medida de caráter extraordinário, implementada a nível nacional perante o atual contexto da pandemia de Covid-19, cujo objetivo principal é facilitar o rastreio de contactos relativamente a casos confirmados da doença, por forma a interromper, precocemente, possíveis cadeias de transmissão”.

O arquipélago regista presentemente 278 casos positivos ativos, sendo 225 em São Miguel, 39 na Terceira, cinco no Faial, quatro no Pico, dois no Corvo, dois nas Flores e um em Santa Maria.

Desde o início da pandemia, os Açores contabilizam 10.466 casos de Covid-19, 9.951 recuperações e 48 mortes.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.311.914 mortes em todo o mundo, entre mais de 269 milhões de infeções, segundo o mais recente balanço da agência noticiosa AFP.

A Covid-19 é uma doença respiratória causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 na China.

Sem comentários