Header Ads

Festas do Senhor Santo Cristo acontecem de 14 a 26 de maio


Cardeal Tolentino Mendonça será o presidente das festas, cujo calendário será alargado para permitir que o maior numero possível de peregrinos possa estar próximo do Senhor em segurança. Festas decorrem entre 14 e 26 de maio. Ponto alto será 21 e 22 de maio

A festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, regressa este ano depois de dois anos de confinamento e com alterações que permitirão uma maior e mais prolongada proximidade entre os peregrinos e a imagem. Assim, a imagem sairá para o adro da Igreja do Santuário logo na sexta-feira, dia 20 de maio, a partir das 21h00, coincidindo com a abertura das luzes no Campo de São Francisco, que durante o fim de semana se transformará num enorme recinto de oração, sem qualquer elemento de distração.

“Até domingo à meia noite queremos que o Campo se transforme na Casa do Senhor  e seja, por isso, um espaço de vigília, silêncio e oração” disse ao sítio Igreja Açores o Reitor, cónego Adriano Borges.

“Não existirão barraquinhas ou o habitual bazar da Irmandade. O Campo de São Francisco está todo para o Senhor e para os peregrinos venerarem a imagem” refere o sacerdote que espera que o formato desenhado este ano para as festas possa vingar e doravante o Campo de São Francisco se transforme no `Campo do Senhor´, expressão utilizada desde o primeiro ano em que liderou a organização das festas como Reitor do Santuário, em 2016.

Ao contrário do que acontecia, a Imagem do Ecce Homo sairá logo na sexta-feira às 21h00 e ficará no adro da Igreja até à meia noite, altura em que será levada para a Igreja de São José, onde decorrerá a primeira vigília.  No sábado às 8h00, depois da missa, voltará para o adro até às 13h00. Nessa altura recolherá ao Santuário e voltará a sair às 16h30 para a habitual mudança da Imagem, mas já sem a formalidade do ato de entrega da Imagem ao provedor da irmandade, na chamada `porta do carro´. Terminada a procissão e as promessas de sábado, a Imagem permanecerá no adro até à meia noite. Nessa altura recolherá novamente à Igreja de São José até domingo às 9h00, momento em que será transladada para o Campo para a habitual Missa Campal do Domingo do Senhor Santo Cristo, que será presidida pelo cardeal Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário da Santa Sé. Nesse dia, haverá ainda a tradicional missa dos peregrinos, pelas 6h00, na Igreja de São José. Depois da Missa a Imagem ficará no adro da Igreja, recolhendo ao Convento apenas às 14h00 para ser preparada para a grande procissão, que percorrerá as principais artérias da cidade de Ponta Delgada. No final da procissão, que durará cerca de quatro horas, e depois de prestadas todas as honras pelos peregrinos a imagem permanecerá até à meia noite no adro da Igreja do Santuário pelo terceiro dia consecutivo.

“É uma maneira de garantir que mais pessoas possam estar junto do Senhor, com maior segurança” explica o cónego Adriano Borges.

Durante estes dias a Imagem será sempre acompanhada por elementos da Irmandade do Senhor Santo Cristo.

“Passados dois anos sem esta manifestação publica de devoção e fé a minha expetativa é que venham todos aos pés do Senhor. O Senhor a todos espera e acolhe e, gostava muito, que fizéssemos esta peregrinação com a maior das responsabilidade, como o Senhor nos pede  e em clima de oração” afirma o Reitor.

“Queremos que este recinto de oração seja mesmo um espaço de oração, de silêncio e de intimidade com o Senhor” esclarece ainda o responsável, esperançado em que que este formato se mantenha nos próximos anos.

\”É bom que os peregrinos estejam junto do Senhor, mas o facto da imagem vir para o exterior significa que é o Senhor que vem ao encontro do seu povo e isso também é significativo”, explicita.

“Gostava que o ritmo das festas deste ano fosse uma nova maneira de celebrar um momento  tão importante para todos os açorianos, isto é, que no futuro, nos dias da festa, o Campo de São Francisco seja só para o Senhor e que toda a parte social da festa, que é muito importante, possa ser espalhada por toda a cidade fazendo com que esta festa se estenda por todo o espaço e recanto de Ponta Delgada animando a cidade toda”, refere ainda o cónego Adriano Borges.

Além da maior proximidade entre a Imagem e os peregrinos, durante mais tempo e de uma forma diferente, o Santuário decidiu também alargar o número de missas dos doentes e pessoas vulneráveis, começando na segunda feira que precede a festa (dia 16 de maio), sempre às 10h00, na Igreja do Santuário. Assim, a festa do Senhor Santo Cristo decorrerá entre 14 e 26 de maio, com particular destaque para 20, 21 e 22 de maio.

“Naturalmente que este alargamento dos dias da festa é uma consequência da pandemia. Queremos que todos venham, mas que venham em segurança, sobretudo os mais vulneráveis. Por isso, a missa dos doentes far-se-á ao longo da semana, por concelhos, culminando na sexta-feira com os doentes de Ponta Delgada” esclarece ainda, lembrando que a missa será sempre no Santuário, à excepção de sexta-feira que decorrerá na Igreja de São José por questões de “espaço e segurança”.

As festas voltarão a ser transmitidas on-line, pela RTP Açores e RTP Internacional.

Durante as festas a Imagem irá estrear uma capa, oferecida por um casal emigrante dos Estados Unidos, natural da Ribeira Grande.

“Todos os dias recebemos emails e telefonemas dos nossos açorianos da diáspora, inquietos para saber se podem vir ou não. A minha expetativa é de que muitos virão. Há um grande desejo de estar junto do Senhor. Os açorianos são assim”, adianta ainda.

“Este ano marcaremos um novo tempo em que o Senhor vem à rua e estará connosco”, conclui.

O programa da festa vai ser divulgado esta sexta-feira em conferência de imprensa.

Há dois anos que a festa não se realiza e, este ano, haverá uma intenção especial: “Será uma grande jornada de oração pela paz e pelo sarar de feridas; guerra nunca mais. Temos todos de recuperar da pandemia e da guerra, que grassa na Ucrânia”.

Este ano, a festa será também uma novidade para a nova comunidade religiosa que chegou no final do ano passado aos Açores. A comunidade contemplativa das religiosas da Santa Face, que zela pela Imagem e pelo Convento da Esperança, ajudará pela primeira vez na preparação da festa.

As celebrações do Senhor Santo Cristo decorreram nos últimos dois anos com limitações, devido à pandemia.

O presidente das festas será o cardeal Tolentino Mendonça, natural da ilha da Madeira e conhecedor desta devoção especial dos açorianos. O tríduo preparatório será assegurado pela pregação do padre Francisco Ruivo, biblista e sacerdote da diocese de Santarém.

A festa em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres é, a seguir ao Espírito Santo, a maior devoção dos açorianos, fazendo convergir, anualmente, no quinto domingo a seguir à Páscoa, milhares de fieis para o Campo de São Francisco,  em Ponta Delgada.

Celebrado há mais de três séculos em Ponta Delgada, o culto ao ‘Ecce Homo’ terá começado no Convento da Caloura, em Água de Pau, concelho da Lagoa, passando depois para outras ilhas e para os principais destinos da emigração açoriana.

Guardada no coro baixo do Convento da Esperança, a imagem do “Ecce Homo”, que se estima remontar aos séculos XVI ou XVII, assim como o cetro, a corda, a coroa, o relicário e o resplendor, peças propriedade da Diocese de Angra do Heroísmo, é uma das mais veneradas pelos açorianos.

Sem comentários