Header Ads

Sismo de magnitude 3,8 sentido em várias ilhas dos Açores




Registou-se um sismo de magnitude 3,8 - sentido nas ilhas São Jorge, Pico, Faial e Terceira.


Abalo registou-se no mar, a um quilómetro a sul de Velas, e foi sentido em São Jorge, Terceira, Pico e Faial

Esta terça-feira à noite, às 21h56 (hora local, menos uma hora em Portugal continental), a ilha de São Jorge registou o sismo mais forte desde o início da crise, a 19 de Março. O abalo teve uma magnitude de 4 na escala de Richter, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e de 3,8 na medição feita pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).


O IPMA refere que a localização do epicentro de um sismo é um processo complexo e que, por isso, "agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes, que são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação".


O epicentro localizou-se um quilómetro a sul de Velas, tendo sido sentido pela população não apenas em São Jorge, mas também nas ilhas de Terceira, Pico e Faial.


Desde o início da crise sísmica, a 19 de Março, já se registaram mais de 20 mil sismos em São Jorge, quase o triplo daqueles que ocorreram em todo o arquipélago em 2021. Até esta terça-feira, o sismo mais forte tinha registado uma magnitude de 3,3.

Sem comentários