Header Ads

O único vulcão visitável do mundo fica nos Açores


Situado na Ilha Terceira, Açores,  encontramos o primeiro vulcão visitável do Mundo e o único aberto todo o ano. Uma autêntica viagem ao interior da Terra !


As primeiras descidas organizadas ao seu interior foram efectuadas por um grupo organizado, os Montanheiros , a 18 de Agosto de 1963, mas as visitas abertas ao público tiveram de esperar até 1968. No entanto, as infraestruturas só com o avançar do tempo é que foram sendo aperfeiçoadas: em 1977 foi concluída a escadaria em betão e em 1987 foi instalado o primeiro sistema de iluminação eléctrica.



Durante o Verão, o Algar do Carvão está aberto a todos os que queiram visitar, com visitas guiadas que destacam o seu grande valor geológico e a riqueza da sua fauna e flora. Na época de Inverno, as visitas estão sujeitas a marcação.










10 comentários:

  1. E "unico" e...pois, mas a Islandia tambem tem um e bem famoso. Os Acorianos precisao de conhecer o resto do mundo. http://www.insidethevolcano.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de criticar, o sr Konno devia ter atenção à escrita (precisam e não "precisão").
      Quanto ao artigo, sugiro que incluam a informação que tem as maiores estalagmites de sílica do mundo.
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Algar_do_Carv%C3%A3o

      Eliminar
    2. O suposto vulcão da Islândia é apenas uma chaminé vulcânica. Dizem ser o interior de um vulcão apenas por uma questão de marketing. O da Islândia é uma chaminé vulcânica. Nos Açores existem dezenas. O Algar do Carvão é o conjunto de uma chaminé vulcânica com câmaras magáticas secundárias juntando a isso a maior concentraçãp de estalactites de sílica do Mundo. Isso torna-o UNICO NO MUNDO!!!!!

      Eliminar
    3. Konno, sabe o que é um cão? E uma mangueira com água? Se sabe então pegue na mangueira e vá dar banho ao cão.

      Eliminar
    4. Ignorante...E mau perdedor, cultiva-te...

      Eliminar
  2. Se não estou em erro o vulcão na Islândia Thrihnukagigur é acessível de forma semelhante na terceira mas (corrijam se estou em erro) não está ativo, esteve sim em atividade à cerca de 4000 anos enquanto que o situado nos acores ainda se encontra ativo. http://www.insidethevolcano.com/wp_super_faq/is-it-an-active-volcano/ informacao retirada do mesmo site referido pelo utilizador konno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O vulcão da Islândia é apenas uma chaminé vulcânica. Como o da Islândia possuimos dezenas nos Açores. Resolveran chamar-lhe o interior de um vulcão apenas por uma questão de marketing. O Algar do Carvão possui camaras magmáticas secundárias e a maior concentração de estalactites de sílica amorfa do Mundo!

      Eliminar
  3. Claro que não é o unico.
    Só aqui nos Açores há varios, em diferentes ilhas.
    Este facto e do conhecimento geral.

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que a reação das pessoas perante a crítica, que é legítima, é ridícula. Antes de mais porque se este vulcão não é único nem nos Açores, estamos a disseminar informação falaciosa e que colocada no título é pura e simplesmente sensacionalista. Marketing não é isto, exagerar a realidade é uma coisa, inventá-la já tem outro nome. Depois porque a questão das estalactites e câmaras magmáticas não é mencionada no corpo do texto e é relevante, porque ao menos suporta a afirmação do título tornando-a menos descabida. As dúvidas e comentários que surgiram, são portanto legítimos e deveriam incentivar uma melhoria no texto e não uma espécie de "retardado, mas isso já toda a gente sabe", não, nem toda a gente sabe, aliás porque não vejo o propósito de ter um website e postar algo sobre uma região se toda a gente já sabe. . .

    ResponderEliminar