Header Ads

SATA AZORES PRO 2015 COM RECORDE DE PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA



É já na próxima terça-feira que os melhores surfistas do Mundo invadem a ilha de São Miguel para competirem por importantes pontos do circuito de qualificação mundial, no SATA Azores Pro 2015 presented by Sumol, um QS10000, que marca o arranque das Portuguese Waves Series. Depois de alguma incerteza em relação às entradas diretas de alguns surfistas portugueses, neste momento já é certo que a prova açoriana irá ter um recorde no que à presença de surfistas portugueses diz respeito.

Graças a algumas desistências de última hora, algumas delas mesmo entre os surfistas que pertencem à elite mundial, José Ferreira, Nic von Rupp e Tomás Fernandes já asseguraram entrada direta, mesmo sem necessitarem de qualquer wildcard por parte da WSL. A juntar a este trio já estavam garantidas a presença de Vasco Ribeiro, Pedro Henrique, Frederico Morais, Marlon Lipke e Tiago Pires, tal como do jovem açoriano Jácome Correia, que recebeu um dos dois wildcards da organização por ser o atual campeão regional.

São assim já nove os representantes da armada lusa neste SATA Azores Pro 2015, um recorde em provas deste estatuto. Mas o número vai, certamente, aumentar, uma vez que a organização ainda dispõe de outro wildcard que deverá ir também para um surfista português. Resta esperar pelo anúncio para sabermos a quem vai ser concedida a oportunidade de competir frente ao top 100 mundial e, quem sabe, conquistar os pontos necessários para se juntar à restante armada no resto da temporada nestes eventos mais valiosos.

Em relação aos wildcards atribuídos pela WSL, neste momento estão na posse do brasileiro Robson Santos e do australiano Garrett Parkes, uma vez que o critério passa por oferecer estes convites aos dois surfistas com melhor ranking que não tenham entrada direta. Caso exista mais alguma desistência e algum deles entre para o quadro principal, então o convite passará para o alternate seguinte – já não há portugueses na lista de alternates, sendo que o número 1 neste momento é o uruguaio Marco Giorgi.

Há ainda a destacar algumas desistências de última hora. O havaiano Fred Patacchia é já uma baixa confirmada, ele que decidiu terminar a carreira de forma surpreendente durante o Hurley Pro Trestles. Freddy P prometeu que continuará a correr alguns eventos do WQS, mas isso só deverá acontecer no "seu" Havai. O australiano Matt Banting ainda não recuperou de lesão e é outra das desistências. Por fim, o rookie brasileiro Italo Ferreira também já não virá aos Açores, ele que tem a sua posição bem segura no ranking mundial.

O SATA Azores Pro 2015 presented by Sumol será também a primeira etapa a contar para o Portuguese Waves Series, um troféu especial que irá premiar o melhor surfista masculino das três provas realizadas em Portugal com 50.000 Dólares de bónus, seguindo-se-lhe o Cascais Billabong Pro, igualmente um QS 10.000, de 28 de setembro a 4 de outubro, e o MOCHE Rip Curl Pro Portugal, penúltima etapa do CT, de 20 a 31 de outubro, em Peniche.


Fonte: surfportugal.pt

Sem comentários