Header Ads

Bugatti recuperado pelas mãos do ex-cônsul da Suécia pronto para novas aventuras na ilha


Ulf Johan Gustaf Smith, antigo cônsul da Suécia, residente em São Miguel, um apaixonado por carros clássicos e autor da recuperação de um dos clássicos do apresentador Jay Leno, desde 2010 e voluntariamente, iniciou os trabalhos de recuperação e restauração do Bugatti Brescia, de 1923, propriedade do Governo açoriano, doado depois ao Museu Carlos Machado.

Este clássico, um raro exemplar do fabricante da Alsácia, será apresentado na cidade da Lagoa no próximo dia 25 de Setembro, no ano em que se celebra o Ano do Património Mundial do Automobilístico, sendo que a Câmara Municipal da Lagoa assume com satisfação a apresentação deste importante espólio, a ter lugar na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Convento dos Franciscanos, pelas 16h00. 
Contudo, antes, neste mesmo dia, pelas 14h00, decorrerá a concentração de carros clássicos junto ao Açor Arena, em Vila Franca do Campo, seguindo-se pelas 15h00 a saída dos mesmos em passeio com destino à Lagoa, onde decorrerá a cerimónia, partindo depois pelas 19h30 o Bugatti com destino a Ponta Delgada.
Este clássico integra o espólio do Museu Carlos Machado, em S. Miguel, e foi cedido pela Direcção Regional das Obras Públicas desta ilha, Divisão de Parque de Máquinas, em 1997. 

No início dos trabalhos, o antigo Director Regional da Cultura, Jorge Paulus Bruno, visitou a oficina de Ulf Smith, Água d’ Alto, em Vila Franca do Campo, a fim de se inteirar da evolução dos trabalhos de restauro do veículo automóvel Bugatti Bugatti Brescia T23, de 1923.
De acordo com informação disponibilizada na altura, “o estado de conservação deste bem cultural móvel requeria uma urgente intervenção de restauro. Sendo a referida viatura um ícone mundial do Desporto Automóvel de inegável valor patrimonial, quer pela sua raridade no contexto dos acervos dos museus da Rede Regional de Museus dos Açores, quer pela sua antiguidade e testemunho de vivências micaelenses das primeiras décadas do século XX, foi celebrado um Contrato de Cooperação Técnica e Financeira entre a Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura, e o Grupo Desportivo Comercial, tendo em vista o seu restauro”.

A empresa Bugatti foi fundada em 1909 por Ettore Arcos Isidoro Bugatti, em Molsheim, na Alsácia, tendo rapidamente alcançado sucesso por produzir veículos velozes com linhas carismáticas que, desde logo, agradaram às elites da época.
Na década de 1920 a Bugatti consagrou-se nas pistas internacionais, alcançando prestigiados prémios de alta velocidade. No entanto, em 1956 a empresa encerrou e terminou a produção da lendária marca. Os últimos carros para venda foram construídos em 1951, sendo que da totalidade dos 7950 carros que foram produzidos, existem cerca de 2000 veículos, revela um documento datado de 28 de Setembro de 2010 do Executivo açoriano.

Fonte: correio dos açores

Sem comentários